Chuvas retornam ao Matopiba já nesta segunda; Sistema pode levar chuvas para o Sul nesta semana
As áreas de instabilidade que estavam previstas para região do Matopiba avançaram e a semana começa com a previsão de volumes expressivos para toda a região nos próximos dias. " Já choveu durante a madrugada e ainda há expectativa de temporais ao longo desta segunda. Também é alto o risco de chuva forte no decorrer do dia, e o tempo fica bastante instável no norte do Maranhão. A situação é de alerta inclusive nas capitais Salvador e São Luís", afirma a Climatempo.
De acordo com o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas próximas 24 horas deve chover em todo o estado do Maranhão, de maneira volumosa e com precipitação entre 20 e 30 milímetros em todo o estado. No Piauí, os volumes podem ser ainda mais expressivo no oeste do estado, com até 50 milímetros de precipitação. "A semana toda vai seguir com a umidade elevada na região, mas a chuva mais volumosa e frequente acontece agora nos primeiros dias, depois a chuva vai ficando mais isolada", destaca a Climatempo.
Também voltará a chover no oeste da Bahia, com volumes entre 20 e 30 milímetros de precipitação. A parte leste do estado, assim como a região central deve ter chuvas com acumulados entre 50 e 60 milímetros de precipitação. Já no Tocantins os volumes para esta segunda-feira (13) são mais baixos, em comparação com os demais estado. Chove em todo estado, mas com acumulados de até 20 mm. Os volumes tendem a serem mais expressivos a partir de 36 horas no estado.
Veja o mapa de precipitação para as próximas 36 horas em todo o Nordeste do Brasil:
Já a partir de quarta-feira (15) a tendência é que os volumes fiquem mais expressivos também no Centro-Oeste do país. De acordo com os mapas, no Mato Grosso a tendência é que de acumulados de até 60 mm em pontos da região central e sul do estado. Também são esperadas chuvas para o oeste do Goiás com até 40 mm e retorno das chuvas no Mato Grosso do Sul.
Já na região sul do país, a previsão indica tempo estável até, pelo menos, a quarta-feira (15). Os mapas do Inmet começam a sinalizar um novo sistema chegando pelo Rio Grande do Sul, que poderá levar condições de chuvas para o estado, mas ainda em volumes baixos. As chuvas devem atingir ainda parte de Santa Catarina e Paraná, onde os volumes tendem a ser mais baixos ainda. Mais uma vez, os modelos apontam que as chuvas devem passar de maneira muito rápida pela região.
Produtores do sul do Brasil enfrentaram grandes problemas na produção da soja 2020/21 por conta das condições climáticas. A irregularida das chuvas e altas temperaturas resultaram em perdas expressivas na produção do grão. A falta de chuvas em Assis Chateaubriand/PR já causa perda de 45% no milho e situação pode se agravar ainda mais, segundo o Sindicato Rural da cidade, a produtividade pode continuar caindo caso as precipitações não retornem. Sindicato Rural aconselha produtores à buscarem laudos técnicos e acionarem os seguros agrícolas.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet