Hidrelétricas do Sudeste e Nordeste vão receber chuvas acima da média em março

Publicado em 06/03/2020 13:03

As hidrelétricas do Sudeste e Nordeste do Brasil, onde estão situados os principais reservatórios das usinas dos Brasil, vão receber chuvas acima da média em março, contribuindo para recuperar o nível dos lagos, projetou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em relatório semanal nesta sexta-feira.

O Sudeste e o Nordeste deverão ver, respectivamente, precipitações equivalentes a 111% e 101% da média histórica para o mês --parte do chamado "período úmido" na região das usinas, que vai de novembro a abril.

O volume esperado para o Sudeste, contudo, ficou abaixo da projeção de 117% divulgada no boletim da última semana. Para o Nordeste, o ONS elevou projeção em 21 pontos percentuais.

O órgão do setor elétrico ainda reduziu a expectativa de aumento da carga de energia no sistema em março, para 4,6%, versus avanço na comparação anual de 6,4% esperado na semana anterior.

Com expectativa de chuvas abundantes nas hidrelétricas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu na semana passada bandeira verde para as contas de luz em março, aliviando os consumidores de cobrança adicional.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto