Previsão indica mais chuvas para o Centro-Oeste e Sudeste no final de semana
A previsão indica que o final de semana será de mais chuvas para o Centro-Oeste e Sudeste do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o canal de umidade ainda tem forte atuação no centro do Brasil e chuvas expressivas são esperadas.
No Centro-Oeste, os maiores volumes tendem a continuar concentrados no estado do Mato Grosso, onde são esperados volumes entre 20 e 40 milímetros de precipitação, podendo chegar a 50 mm em áreas da região sul do estado. Ainda no Centro-Oeste, deve chover em todo o Goiás, com acumulados previstos entre 20 e 30 milímetros. Apenas no Mato Grosso do Sul deve permanecer com tempo estável durante os próximos dias.
Já no Sudeste, São Paulo passa a ter tempo estável e a tendência é que chova de maneira expressiva em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, aponta que todo o estado de Minas Gerais pode ter chuvas expressivas, atingindo inclusive a região do café. Cidades produtoras de café registram chuvas acima da média esperada para o mês de fevereiro.
Imagens de Satélite do Inmet mostram corredor de umidade no Centro do país:
O modelo Cosmo aponta volumes entre 30 e 40 milímetros para o sul de Minas e precipitação de até 60 milímetros para o leste do estado. No sábado (29), o oeste mineiro pode receber chuvas de mais de 100 mm de precipitação. Os volumes tendem a ser mais baixos no norte do estado. Também chove no Rio de Janeiro e Espírito Santo, porém em volumes mais baixos quando comparados com a previsão para Minas Gerais. Os mapas apontam chuvas de até 30 milímetros para os dois estados.
A região do Matopiba também terá um final de semana com bastante instabilidade. Nas próximas 24 horas, são esperadas chuvas entre 20 e 40 milímetros para o estado do Tocantins. As previsões indicam ainda chuvas para o Maranhão, com precipitação entre 20 e 30 milímetros. "O extremo oeste da Bahia também pode receber nas próximas horas, devido à Zona Atlântica Tropical", destaca Heráclio.
Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Já para o Sul do país, as previsões não indicam chuvas para os próximos três dias. De acordo com o meteorologista, a massa de ar frio em toda a região impede que se formem condições de chuvas na região. As temperaturas em todo o sul do país passam a ficar mais altas a partir desta sexta-feira e as máximas devem ficar entre 34 e 35 graus nos três estados durante o final de semana.
O mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) aponta a tendência de retorno das chuvas para o sul do país a partir do dia 7 de março, mas ainda com volumes baixos. De acordo com o modelo, neste período os volumes tendem registrar até 25 milímetros de precipitação. Durante este período, a tendência é que as chuvas continuem mais intensas no norte do país.
Veja o mapa de precipitação estendida para todo o Brasil:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Plantio de milho safrinha, em Maringá (PR). Envio por Dorival Baveloni
Lavoura de Soja Agroeste 3730, em Nazareno (MG). Envio por Lamaro Ribeiro Andrade
Plantio de Milho Safrinha, em Santo Antônio do Leste (MT). Envio de Adriano Guerrero
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia