Tempo: Mais chuvas para todo o Centro-Oeste nesta terça-feira

Publicado em 04/02/2020 10:21

As previsões continuam indicando chuvas expressivas para toda a região Centro-Oeste nesta terça-feira (24). A semana que começou com muitas áreas de instabilidade para várias regiões de produção agrícola do país tende a continuar com esse cenário nos próximos dias. "A circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera está favorecendo o crescimento de muitas nuvens carregadas sobre a maioria das áreas", destaca a Climatempo. 

Segundo o Inmet, nas próximas 24 horas os volumes passarão a ficar mais intensos em todos os estados do Centro-Oeste. As chuvas acontecem nessa região devivo à chegada de uma frente fria vindo da região Sudeste, além das altas temperaturas que são características da estação. Outro fator positivo para condições de chuvas no Centro-Oeste é a formação de um novo corredor de umidade que desce do norte do país. 

"O forte aquecimento associado a disponibilidade de umidade vão estimular a formação de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva pontuais, que podem ocorrer até de manhã em alguns municípios de todos os estados", afirma a Climatempo. 

>>> Semana chuvosa no Centro-Oeste pode atrapalhar colheita em MT

O modelo Cosmo do Inmet aponta condição de chuvas para todo o estado do Mato Grosso, com precipitações entre 20 e 30 milímetros, podendo ocorrer pancadas de chuvas ao longo do dia devido às altas temperaturas, características da estação. As mesmas condições são esperadas para o Mato Grosso do Sul e Goiás.

Também nesta terça-feira (4) os volumes já passam a ser mais expressivos em todo o estado do Tocantins, onde são esperados acumulados entre 20 e 40 milímetros, sendo os maiores volumes esperados para o norte do estado. 

Ainda no Matopiba, há condições de chuvas para os demais estados. No Maranhão, os volumes esperados para todo o estado deve ficar entre 20 e 30 milímetros de precipitação. As mesmas condições são esperadas para o oeste do Piauí. Os modelos seguem indicando mais chuvas para o oeste da Bahia, porém em volumes mais baixos quando comparados com os demais estados. Nesta região, os acumulados tendem a ficar entre 16 e 20 milímetros. 

Nas próximas 36 horas, segundo o Cosmo, os volumes voltarão a ficar mais expressivos no Sudeste do país. Em São Paulo, as chuvas mais volumosas devem atingir o norte do estado, com precipitação entre 20 e 30 milímetro, há previsão para as demais áreas do estado, porém em volumes mais baixos. Ainda no Sudeste, são esperadas chuvas de até 50 milímetros no oeste do estado. Na região sul, os volumes devem ficar entre 20 e 30 milímetros. A região leste e norte de Minas Gerais devem continuar com tempo estável neste período. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas 

Os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro nas últimas 24 horas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu em todo o estado do Paraná, com precipitações entre 20 e 30 milímetros, sendo registrados acumulados de até 60 milímetros em pontos da região norte do estado. 

Em São Paulo, os volumes mais altos foram registrados no sul do estado, com precipitações entre 25 e 40 milímetros. Ainda no Sudeste, também choveu em todo o estado do Rio de Janeiro, com precipitações entre 20 e 25 mm. Os mesmos volumes foram registrados para o sul de Minas Gerais. 

Veja o mapa de precipitação acumulada em todo o Brasil nas últimas 24 horas: 


Fonte: Inmet

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto