Previsão indica volta das chuvas ao Rio Grande do Sul nesta 4ª feira

Publicado em 29/01/2020 10:33

Confirmando as previsões do início da semana, as chuvas começam a chegar no sul do país. As condições mudam na região devido à pasagem de uma frente fria vinda do Uruguai. São previstas chuvas nas próximas 24 horas o Rio Grande do Sul, com precipitações entre 20 e 30 milímetros para o norte do estado.  

A tendência é que as chuvas fiquem mais volumosas a partir de quinta-feira (30), quando são previstas precipitações entre 50 e 70 milímetros no oeste do estado e precipitações de até 40 milímetros nas demais regiões.

De acordo com o Cosmo, no dia 31 são previstas chuvas para todo o Rio Grande do Sul, ficando os maiores volumes previstos para o norte do estado - com precipitações entre 50 e 60 milímetros. Já no Paraná, as chuvas mais volumosas devem acontecer no oeste do estado, com precipitação entre 30 e 40 milímetros. As mesmas condições são esperadas para Santa Catarina. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda há chuvas previstas para Minas Gerais ao longo desta quarta-feira (29). De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, fortes chuvas podem voltar atingir a região de Belo Horizonte nas próximas 24 horas. 

O modelo Cosmo do Inmet aponta chuva para todas as regiões do estado, ficando os maiores acumulados esperados para o sul do estado, com precipitações entre 20 e 30 milímetros. Segundo analistas e produtores de café da região de Minas Gerais, as chuvas dos últimas dias foram benéficas para as lavouras e apesar dos altos volumes, não foram registrados prejuízos áreas de produção do café em Minas Gerais. 

Ainda no Sudeste, a previsão indica chuvas para todo o Espírito Santo, porém em volumes bem mais baixos quando comparados com as chuvas da semana passada. Os produtores de café da Zona da Mata de Minas Gerais e do sul do Espírito Santo começam a avaliar os prejuízos provocadas pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Vale lembrar que não estão descartadas as possibilidades de pancadas de chuvas para todo o Sudeste, devido às altas temperaturas, que são características do Verão. De acordo com o Cosmo, as chuvas em volumes mais baixos devem acontecer até, pelo menos, quinta-feira (30). 

Os modelos apontam condição de chuvas para todo o Centro-Oeste, sobretudo para o Mato Grosso, região que segundo Francisco, os volumes tendem a ser mais expressivos nos próximos dias. Para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, o Cosmo apontam áreas com precipitações de até 30 mm nas próximas 24 horas. Devido às altas temperaturas, também características da estação, não estão descartadas pancadas de chuvas para os três estados. 

Veja o mapa de precipitação prevista para todo o país: 


Fonte: Inmet 
 

Últimas 24 horas 

Nas últimas 24 horas foram registradas chuvas entre 30 e 40 milímetros de precipitação no norte de Minas Gerais. Ainda no Sudeste, os mesmos volumes foram registrados na região sul do Espírito Santo. 

Choveu em todo o estado do Goiás, com precipitações entre 20 e 30 milímetros, sendo os maiores acumulados registrados no leste do estado. 

Já no Tocantins, foram registrados acumulados de até 50 milímetros na região central do estado. No sul, as precipitações ficaram entre 20 e 30 mm. 

Também foram registradas chuvas no oeste da Bahia, com precipitações entre 20 e 25 mm. Ainda no Matopiba, também choveu no Maranhão, com volumes entre 25 e 30 mm. 

Confira o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 


Colonia Magagnim - Paraguay. Envio de Cleverson Lembeck


Foto em Lagoa Vermelha (RS). Envio de Valéria Boito​


Colheita de soja Santa Rita - Paraguay. Envio da Família Neiverth​


Colheita de soja em Vilhena (RO). Envio do Engenheiro Agrônomo Laydson


Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (4) e Domingo (5) para todo o Brasil
La Niña se confirma e chuva persiste no centro e norte do país nos próximas dias
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (10) para todo o Brasil
NOAA: La Niña está estabelecido e deve persistir até o trimestre entre fevereiro e abril
Condições de La Niña estão presentes e podem persistir até fevereiro-abril
Previsão do Inmet mostra permanência do tempo seco sobre o Sul do Brasil nos próximos dias
undefined