Chuvas amenizam no Sudeste; nova frente fria leva condição de chuvas para o RS

Publicado em 28/01/2020 09:41

Confirmando as previsões, o corredor de umidade que está fazendo com que chova em Minas Gerais e Espírito com volumes expressivos nos últimos dias, começa a perder força e os volumes passam a ser mais baixos nas duas regiões já nesta terça-feira (28). 

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, ainda há previsão de chuva para todo o estado de Minas Gerais, mas os volumes são baixos quando comparados com a semana passada. Nas próximas 24 horas os acumulados devem ficar entre 20 e 30 mm no Centro-Norte do estado. Também há previsão de chuvas para as demais áreas, porém em volumes mais baixos. 

As mesmas condições são esperadas para o estado do Espírito Santo, sendo os maiores acumulados previstos para a região sul do estado. Ainda no Sudeste, também há previsão de chuvas com volumes baixos para o Rio de Janeiro e uma parte da região norte de São Paulo.

Vale lembrar que não estão descartadas as possibilidades de pancadas de chuvas para todo o Sudeste, devido às altas temperaturas, que são características do Verão. De acordo com o Cosmo, as chuvas em volumes mais baixos devem acontecer até, pelo menos, quinta-feira (30). 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 24 horas no Sudeste:


Fonte: Inmet 
 

Os volumes também começam a ficar mais baixos em Goiás. Segundo os modelos, os volumes devem alcançar até 20 mm, ficando os maiores acumulados previstos para o oeste do estado. Ainda no Centro-Oeste, são esperadas chuvas com volumes mais altos para o Mato Grosso, no Centro-Oeste do estado os acumulados podem ficar entre 20 e 40 milímetros de precipitação.  

A região do Matopiba começa a ter uma diminuição significativa nas chuvas já a partir desta terça-feira. A atuação de um vórtice ciclônico no Nordeste do país, fará com a que a região passe por um novo período de veranico nos próximos dias. 

Os volumes já ficam mais baixos no oeste da Bahia nas próximas 24 horas. Segundo os modelos, a previsão indica chuva mais expressivas apenas para pontos do Piauí, com precipitações entre 30 e 50 milímetros no centro do estado. 

Os modelos indicam ainda chova em todo o Maranhão ao longo do dia, com precipitações previstas entre 12 e 16 milímetros. Também há condição de chuvas para o Tocantins, porém em volumes mais baixos. A tendência é que na quinta-feira (30) o Centro-Sul do Tocantins receba volumes mais expressivos, entre 30 e 40 mm. 

Região Sul 

Segundo os modelos, no final desta semana deve voltar a chover na região sul do país. De acordo com Mamedes, a passagem rápida de uma frente fria poderá mudar os padrões na região. O modelo Cosmo indica que as chuvas acontecerão de maneira rápida no Rio Grande do Sul, mas que devem acontecer em mais dias em Santa Catarina e sobretudo no Paraná, onde as chuvas devem ser mais expressivas. 

De acordo com o Cosmo, no dia 31 são previstas chuvas para todo o Rio Grande do Sul, ficando os maiores volumes previstos para o norte do estado - com precipitações entre 50 e 60 milímetros. As previsões indicam ainda pontos do sul também podem receber bons volumes de chuvas neste dia. 

Já no Paraná, as chuvas mais volumosas devem acontecer no oeste do estado, com precipitação entre 30 e 40 milímetros. As mesmas condições são esperadas para Santa Catarina. 

Veja a previsão de precipitação para todo o Brasil nas próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 
 

Últimas 24 horas 

As chuvas aconteceram com menos intensidade no Sudeste do país nas últimas 24 horas. De acordo com dados do Inmetr, em Minas Gerais choveu apenas no norte do estado com precipitações entre 25 e 40 milímetros. As mesmas condições foram registradas para norte do Espírito Santo. 

Choveu em todo o estado do Goiás, com precipitações registradas entre 20 e 30 milímetros, sendo que os maiores volumes foram registrados no leste do estado. 

No Tocantins foram registradas chuvas de até 60 milímetros na região central do estado. No sul, os volumes ficaram entre 20 e 25 mm. Ainda no Matopiba, choveu no Maranhão, também com precipitação entre 20 e 25 mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 
 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
undefined