Previsão indica mais chuvas para o Rio Grande do Sul no final de semana
Apesar de ainda aconteceram de maneira irregular, a previsão indica mais chuvas para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (10). Segundo o meteorologista Tiago Robles, da Oráculo Meteorologia, os sistemas que levam condição de chuvas para a região continuam passando de maneira rápida e deve chover nas áreas produtoras.
O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que nas próximas 24 horas, são esperados acumulados entre 30 e 40 milímetros em todo o estado, podendo ser registradas precipitações entre 60 e 70 milímetros em alguns pontos. Segundo os mapas, as chuvas tendem a continuar em todo o Rio Grande do Sul até, pelo menos, o próximo domingo (12).
"Além da chuva forte, a população da Região Sul deve ter atenção com raios e fortes rajadas de vento, que podem chegar aos 80 km/h", afirma a Climatempo. As previsões indicam que as chuvas previstas farão com que as temperaturas fiquem mais amenas, segundo o Inmet, o Rio Grande do Sul foi o lugar mais quente no Brasil no dia 9 de janeiro de 2020, quando a temperatura chegou aos 39,9°C em Campo Bom.
Confirmando as previsões da quinta-feira (9) foram registradas chuvas em alguns pontos do Rio Grande do Sul. Em Santa Maria/RS choveu entre 30 e 40 mm, Santa Cruz/RS 30 mm, Passo Fundo/RS recebeu chuve de até 30 mm, em Tupanciretã/RS os volumes foram mais baixos, ficando em torno de 20 mm. "As chuvas aconteceram não de forma abrangente e em alguns lugares não choveu muito, ficando os maiores volumes para o centro-norte do estado", afirma o meteorologista.
Ainda no sul do país, também há previsão de chuva generalizada para os estados de Santa Catarina e Paraná, para os dois estados são esperadas precipitações entre 20 e 30 milímetros. A partir de domingo, as chuvas que estão previstas para toda região sul tende avançar, levando as condições para o sudeste do país.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 48 horas na região sul do país:
Também há chuvas previstas para as demais regiões do país. Segundo o Inmet, os volumes mais expressivos estão previstos para pontos do Sudeste e áreas do Matopiba.
Após enfrentar um atraso expressivo na estação chuvosa, a região do Matopiba desde o início desta semana, segue recebendo bons volumes de chuvas, sobretudo no Maranhão. Os mapas indicam que nas próximas 24 horas, os volumes continuarão expressivos no estado, podendo ser registrados acumulados de até 60 milímetros no leste do estado.
Ainda no Matopiba, a previsão também indica chuvas para o Piauí - entre 20 e 30 mm. No Tocantins há previsão de chuvas em todo o estado, porém em volumes mais baixos. As mesmas condições são esperadas para a Bahia. Vale lembrar, que é característico do Verão que pancadas de chuvas aconteçam ao longo do dia devido as altas temperaturas da estação.
Segundo o modelo Cosmo, no sudeste os maiores volumes são esperados para São Paulo e Minas Gerais. Em São Paulo, há previsão de chuvas para todo o estado, com precipitações de até 20 milímetros. Já em Minas, são esperadas chuvas de até 40 milímetros na divisa com o Rio de Janeiro. Nas demais regiões também há condições de chuvas, porém em volumes mais baixos. Os mesmos acumulados são esperados para o Rio de Janeiro.
Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet