Tempo: Chuvas volumosas para o Sudeste e Centro-Oeste no Natal

Publicado em 23/12/2019 10:26

Após o início do Verão, no último domingo, as previsões continuam indicando mais chuvas para áreas do Sudeste e Centro-Oeste e as duas regiões terão chuvas expressivas durante o Natal. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nova estação chega para complementar as condições de ar quente e úmido que já atuam nas regiões. O modelo Cosmo do Inmet indica volumes expressivos para o sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e norte do Mato Grosso. 

Segundo os modelos, no Sudeste os maiores acumulados tendem a ser registrados mais uma vez em Minas Gerais, com precipitações previstas entre 30 e 50 milímetros. Chove de maneira significativa nas lavouras de café, no sul de MG, desde o início do mês. 

Ainda no Sudeste, os volumes também tendem a ser expressivos no Espírito Santo, entre 40 e 60 milímetros de precipitação. Há previsão de chuvas também para São Paulo, onde são esperados volumes de até 12 mm em todo o estado. 

Já no Centro-Oeste, os volumes mais expressivos são previstos para o norte do Mato Grosso, com precipitações entre 20 e 40 milímetros. Nas demais áreas do estado, há previsão de chuvas, porém em volumes mais baixos. 

Há condições de chuvas para todo o estado de Goiás e parte do Tocantins, com volumes baixos, mas com possibilidades de chuvas intensas e pontuais em alguns trechos. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 24 horas em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 

Últimos três dias

Nos últimos três dias os volumes mais intensos de chuvas foram registrados nas regiões Sul e Centro-Oeste e Minas Gerais.  

No Sul, os acumulados mais expressivos foram registrados no norte do Paraná, com precipitações entre 50 e 60 milímetros. Nas demais áreas do estado os volumes ficaram entre 20 e 25 mm. Também choveu no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com precipitações de até 30 mm nos dois estados. 

No Centro-Oeste do páis os acumulados expressivos foram registrados no centro e norte do Mato Grosso, com precipitações de até 60 mm. Também choveu no Mato Grosso do Sul, com precipitações entre 25 e 30 mm em todo o estado. 

Em Minas Gerais, as chuvas confirmaram as previsões e os volumes mais expressivos foram registrados no sul do estado, onde as precipitações entre 50 e 60 mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 3 dias em todo o Brasil:


Fonte: Inmet 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil
Início da próxima semana deve registrar chuvas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina; demais estados seguem secos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (25) para todo o Brasil.
Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental
Tufão Gaemi fica mais forte ao se aproximar de Taiwan; duas pessoas morrem
NOAA indica chuvas para áreas secas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná no início de agosto