Inmet mantém alertas de chuvas intensas para o Centro-Oeste
Chuvas intensas continuam previstas para a região Centro-Oeste do Brasil nesta quinta-feira (7), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta de tempestade para o Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Brasília. As chuvas acontecem devido às altas temperaturas, que gera uma convecção diurna e posteriormente as chuvas.
Segundo o aviso, até sexta-feira (8), chuvas intensas podem atingir regiões de produção agrícola. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma. Veja para quais cidades foram emitidos os alertas aqui.
O modelo Cosmo do Inmet, indica que as chuvas devem acontecer sobretudo na região norte do Mato Grosso, na divisa com o Amazonas nas próximas 24 horas. Os volumes tendem a ficar mais expressivos ainda a partir do 10, com precipitações previstas de até 60 mm para região central do estado.
A partir do dia 10 as chuvas também ficam expressivas no Mato Grosso do Sul. De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas de até 125 milímetros em alguns pontos do estado. As demais regiões devem receber chuvas entre 30 e 70 milímetros.
Segundo a Climatempo a chuva também deve aumentar nesta quinta-feira (7) no Maranhão e no Piauí, apesar da massa de ar seco que vem predominando sobre a região Nordeste do país.
"No oeste e centro-sul do Maranhão, centro-sul do Piauí e em pequenas áreas do noroeste da Bahia, na divisa com o Tocantins, a quinta-feira vai começar com sol forte, mas a partir da tarde podem ocorrer pancadas de chuva isoladas, com moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento", afirma a Climatempo.
Veja o mapa de precipitação para as próximas 93 horas em todo o país:
Fonte: Inmet
Sul do país ainda deve receber volumes expressivos de chuvas
As condições de chuvas intensas se mantêm para a região sul do país nas próximas 24 horas. De acordo com o Inmet, no Rio Grande do Sul são esperadas chuvas entre 20 e 40 milímetros. Em Santa Catarina são esperados os mesmos números em todo o estado.
Na sexta-feira (8), as chuvas tendem a dar uma trégua na região sul do país, sobretudo no Rio Grande do Sul onde os volumes têm sido expressivos nas últimas semanas, impedindo que os trabalhos nas lavouras possam ser feitos na região. Segundo o Inmet, a tendência agora é que nos próximos dias as chuvas avancem ao norte do país.
Veja o mapa de precipitação para as próximas 24 horas na região sul do país:
Fonte: Inmet
Últimas 24 horas
Confirmando as previsões, o estado do Paraná registrou volumes expressivos de chuvas nas últimas 24 horas. A região norte do estado, onde os agricultores esperavam pelas chuvas, teve precipitação entre 15 e 25 milímetros. A região leste teve precipitação de até 30 milímetros.
No estado de São Paulo também foram registrados volumes significativos de chuvas. Choveu na maior parte do estado, sobretudo na região leste do estado onde foram registrados volumes entre 20 e 30 milímetros.
No leste do Mato Grosso foram registradas chuvas de até 30 milímetros, o centro do estado registrou o mesmo volume de chuvas. Tocantins teve chuva entre 12 e 20 milímetros.
Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil
Fonte: Inmet
Soja com espaçamento 25 cm, soja kws 7518 ipro, em Aparecida do Rio Negro (TO). Envio do Produtor João Paulo Gomes de Campos
Soja de Campo Grande (MS) Envido do Engenheiro Agrônomo Michael Soares
Lavoura de Soja em Catanduvas (PR). Envio do Engenheiro Agrônomo Marcos Andre Simon
Soja com boa germinação, nas lavouras de Ivo Rusgoski e família em São João do Triunfo (PR)
Colheita do trigo em Palmeiras das Missões (RS). Envio de Diego Camara
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia