Tempo: Chuvas tendem a diminuir sobre BR central nos próximos dias, mas seguem pancadas isoladas

Publicado em 24/10/2019 11:01


Imagem de satélite nesta quinta-feira (24) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

Áreas da faixa Centro-Norte do país têm recebido acumulados expressivos de chuva nos últimos dias, inclusive, com benefícios para o desenvolvimento das lavouras de soja que tinham temores de replantio. Para os próximos dias, no entanto, há uma tendência de diminuição das precipitações.

"No campo da chuva do modelo, temos uma diminuição, mas as condições atmosféricas ainda são favoráveis para pancadas isoladas nos próximos dias", afirma Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O modelo Cosmo do Inmet aponta que, pelo menos nas próximas 24 horas, as chuvas devem seguir moderadas a leves em áreas do Brasil central. No entanto, já diminuem bastante nas próximas 48 horas e depois 72 horas. O modelo GFS também confirma essa tendência.

De acordo com o mapa do modelo americano, a partir desta sexta-feira (25), as chuvas ficam mais isoladas e menos volumosas sobre a maior parte do Brasil Central. Depois, nos próximos dias, elas passam a diminuir gradativamente e ficam mais concentradas sobre áreas da região Sul.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (25/10 a 27/10) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Veja o mapa do GFS com a previsão de precipitação para os próximos 3 dias:

  
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

O Commodity Weather Group destacou que, nos últimos dias, chuvas retornaram para áreas produtoras do Brasil. Porém, ainda há problemas pontuais no plantio da safra de soja e algumas preocupações com a janela para a semeadura do milho safrinha.

O mapa de precipitação do Inmet dos últimos cinco dias mostra que chuvas altas a moderadas foram registradas sobre a maior parte do Brasil no período, inclusive com acumulados acima dos 60 milímetros no Brasil Central.

Ainda de acordo com o meteorologista do Inmet, os modelos estendidos de precipitação apontam que a tendência para o mês de novembro é do retorno de chuvas abrangentes e representativas sobre áreas do Brasil. O mapa, no entanto, ainda pode sofrer mudanças.

Nas últimas 24 horas, de acordo com dados do Inmet, os maiores acumulados em todo o país ocorreram nas cidades de Timóteo (MG): 90,6 mm, Governador Valadares (MG): 72,4 mm, Campos Lindos (TO): 68,6 mm, Conceição do Araguaia (PA): 67,8 mm e Gilbués (PI): 62,6 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 5 dias em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Apesar da previsão de diminuição das chuvas nos próximos dias, esta quinta-feira ainda será de alertas com chuvas intensas em áreas do Centro-Norte do Brasil. O aviso abrange os estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª feira:


Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

No período de 24 de outubro até 01 de novembro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), mostra chuvas sobre a maior parte do país no período, mas os maiores volumes ficam sobre o Sul, partes do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

No período de 01 até 09 de novembro, as precipitações seguem sobre a maior parte do país, mas a mancha de seca sobre pontos do Nordeste fica mais abrangente. As chuvas ficam mais abrangentes e volumosas sobre áreas do Centro-Sul do país, com acumulados moderados a altos.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 24 de outubro até 09 de novembro:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA


Trigo (Brachiaria ruzizienses) dessecar para plantio de soja na região de Jataí (GO). Envio do Engenheiro Agrônomo Hildo Antônio.


Lavoura de Soja, Proprietário Daniel Fernando Weyh, na região de Mayor Otaño, Departamento de Itapuã - Paraguai. Envio do Engenheiro Gustavo Lindner


Início do plantio com 40 dias de atraso em Rios do Oeste (PR). Envio de Aurelio Maldaner.


Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined