Tempo: Mapas do NOAA confirmam chuvas volumosas e generalizadas até final de outubro sobre o Brasil

Publicado em 16/10/2019 10:36


Imagem de satélite nesta quarta-feira (16) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

Até o final do mês de outubro, chuvas generalizadas de moderadas a alta intensidade devem tomar a maior parte do Brasil, segundo apontam os mapas de tendência de precipitação acumulada do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).

No período de 16 até 24 de outubro, o mapa mostra que chuvas leves a moderadas são previstas sobre a maior parte do país. Apenas pontos do extremo Oeste do Nordeste é que devem apresentar condição mais seca. Altos volumes são esperados no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

No segundo mapa, de 24 de outubro até 01 de novembro, as chuvas seguem sobre a maior parte do Brasil, seguindo pontos do Nordeste com baixos volumes de chuva e em uma área maior, chegando até pontos do Norte. As chuvas seguem moderadas a fortes em pontos do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Meteorologistas lembram que apesar de apresentar uma mudança na condição de chuvas nos próximos dias, esses mapas do NOAA apontam tendências e podem sofrer modificação com a proximidade dos eventos.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 16 de outubro até 01 de novembro:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Os mapas do NOAA confirmam a informação de Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) sobre a chegada de uma nova frente fria a partir do dia 18 no Sul e deslocamento para área central.

"Já é um padrão mais propriamente dito das condições de chuva do centro do Brasil, já está mais distribuído", disse Assis Diniz em entrevista ao Notícias Agrícolas na segunda-feira (14). O especialista alerta que produtores de soja aguardam precipitações.

As previsões de Francisco de Assis indicam ainda que a partir do dia 18, a frente fria se encontra com a umidade amazônica, promovendo boas chuvas também em parte do Matobipa a partir do próximo dia 20. A tendência é de que as condições de chuvas fiquem melhores em novembro.

Veja mais:
» Nova frente fria se forma a partir de 18/10 no Sul do país e se desloca para a região Central promovendo chuvas bem distribuídas

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas:


Fonte: Inmet

Áreas produtoras de soja do Paraná já tem perspectiva de replantio, segundo informações apuradas pelo Notícias Agrícolas, como é o caso de Goioerê (PR). Apenas 40% da área já foi semeada no município que espera por chuvas nos próximos dias para diminuir os prejuízos. A expectativa é de menor produtividade na soja e dificuldades com a safrinha.

Palotina (PR) também deve ter que replantar mais de 20% da área de soja devido à falta de chuvas. "Neste final de semana as medições de temperatura de solo chegaram em até 47ºC e a umidade relativa do ar não passou dos 20%", afirma o vice presidente do Sindicato Rural da cidade, Edmílson Zabot.

O mapas de precipitação acumulada das últimas 24 horas do Inmet mostra que acumulados de chuva foram registrados em várias áreas da região Sul, mas o Paraná ainda segue com a pior condição de precipitação. Altos volumes foram registrados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de pontos em Amazonas.

Para esta quarta-feira, o dia será de alerta em áreas do Rio Grande do Sul, com altos acumulados. "Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", destacou o instituto meteorológico brasileiro.

Veja o mapa com alerta de acumulado de chuva nesta 4ª:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Litoral Gaúcho

Também tem alerta de acumulado de chuva no dia em pontos de Rondônia e Mato Grosso, Amazonas, Manaus e Pará, prevê o Inmet. "Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco".

Veja o mapa com alerta de acumulado de chuva nesta 4ª:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sudoeste Rondonense, Alto Madeira, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Sudeste Rondonense

Veja o mapa com alerta de acumulado de chuva nesta 4ª:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Norte Amazonense, Sudeste Paraense, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Norte Roraimense, Sul Roraimense


Plantio de soja na Fazenda Alegria em Coronel Domingos Soares (PR). Envio Eng. Agrônomo Paulo Roberto Sartor


Plantio de soja em Itaberá (SP). Envio de Aron Cardoso


Plantio com ótima palhada fazenda Tondello em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Envio de Rodrigo Leandro Guzzo.


Soja com ótimo plantio e germinação em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Envio de Rodrigo Leandro Guzzo.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined