Tempo: PR e SC em alerta de tempestades nesta 5ª, mas volumes ainda são insuficientes para plantio

Publicado em 19/09/2019 10:44
"Frente fria, entre os dias 26 e 28, já vem com volume um pouco maior e acredito que melhore bastante as condições hídricas do solo, principalmente no Norte e Oeste do Paraná", afirma o agrometeorologista Luiz Renato Lazinski


Imagem de satélite nesta quinta-feira (19) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

O tempo seguirá instável nesta quinta-feira (19) com sistemas de baixa pressão atuando nas proximidades da região Sul do Brasil. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive, alerta para tempestades no Paraná e em Santa Catarina, mas os volumes ainda não animam para o início do plantio.

"Dois sistemas de baixa pressão, um no Paraguai e o outro no mar próximo a costa do Sul do Brasil vão ajudar a reforçar as áreas de instabilidades nos três estados da Região. O vento sopra mais forte e as rajadas de vento podem alcançar até 80 km/h. Há risco de queda de granizo, alagamentos e queda de árvores", destaca a Climatempo.

Apesar da previsão de chuvas fortes em áreas da região Sul, os níveis de umidade ainda não são suficientes para a largada do plantio. "A próxima frente fria, entre os dias 26 e 28, já vem com volume um pouco maior e acredito que melhore bastante as condições hídricas do solo, principalmente no Norte e Oeste do Paraná", afirma o agrometeorologista Luiz Renato Lazinski.

Veja mais:
» Chuvas leves desta semana ainda não são suficientes para início do plantio da safra 19/20

Segundo Marcelo Garrido, economista do Deral, produtores paranaenses estão apreensivos com as condições climáticas e seguem aguardando por chuvas para dar início ao plantio.  "Esse ano o produtor está segurando o plantio pra esperar uma melhor umidade do solo, para não arriscar tanto.Tem produtor que planta no pó, mas não é o ideal", explicou ao Notícias Agrícolas.  

Leia mais:
» Soja: Está tudo pronto para a safra 2019/20, só falta a chuva!

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (20/09 a 22/09) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Ainda segundo a empresa meteorológica, as nuvens se espalham durante o dia entre o norte gaúcho e o Paraná. O Oeste paranaense e Santa Catarina ficam em alerta para o risco de chuva forte e volumosa, principalmente à tarde e a noite. Nas demais áreas do Paraná (exceto no Norte), há chances de chuva moderada a forte.

Em outros pontos dos dois estados, as chuvas serão mais leves. "No norte gaúcho e em Porto Alegre, as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva à tarde e a noite. No centro-sul gaúcho, o sol aparecer ao longo o dia e dá até pra sentir certo calor", destaca a Climatempo.

O Inmet emitiu alerta de tempestade para os dois estados nesta quinta. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", reportou.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta quinta-feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta quinta-feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense

O mapa de precipitação acumulada do Inmet das últimas 24 horas aponta que chuvas já ocorreram sobre a região Sul do país nas últimas horas. No entanto, segundo os dados, volumes expressivos, acima dos 30 milímetros, ficaram mais concentrados sobre áreas na divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

O mapa de umidade do solo do centro de estudo Oceano-Terra-Atmosfera dos EUA, ligado ao NOAA, mostra uma condição bastante irregular em áreas centrais do Brasil. No Sul, a condição é melhor com níveis entre 50 e 70 centímetros, mas também com muita irregularidade pelo estado.

Veja o mapa de umidade no solo por centímetros no Brasil:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Ainda nesta quinta-feira, segundo o Inmet, há alerta de baixa umidade para áreas de MS, MG e SP. Ventos costeiros são esperados no ES e vendaval em MS. Além de tempestade em SP.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 19 até 27 de setembro, as chuvas já começam a adentrar sobre áreas centrais do Brasil, ainda em que em baixos volumes. Altos acumulados seguem no Norte, Sul e partes do Sudeste.

De 27 de setembro até 05 de outubro, as chuvas adentram com ainda mais fortça o Brasil central, mas com volumes ainda baixos. Os maiores acumulados de chuva ainda ocorrem sobre áreas das regiões Norte, Sul, Sudeste e partes do Nordeste.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 19 de setembro até 05 de outubro:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA


Chuva de granizo ontem em Guarapuava (PR). Envio de Ildefonso Asec


Morangos em Alto Paraguaçu em Itainópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek


Granizo em Itainópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek


Lavoura de Soja, abertura de semeadura Região de Mayor Otaño - Paraguay. Envio do Engenheiro Gustavo Lindner


Morangos em Alto Paraguaçu em Itainópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek


Lorenzo Zanetti vistoriando lavoura de trigo em Sarandi (RS). Envio de Diego Zanetti

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
undefined