Final de agosto deve ter tempo mais quente e seco no Corn Belt, mostram previsões

Publicado em 12/08/2019 11:48

As atuais condições de clima no Corn Belt e mais as previsões para os próximos dia a partir da semana trazem novas preocupações aos produtores norte-americanos. E de acordo com o meteorologista sênior do portal DTN The Progressive Farmer, Bryce Anderson, o tempo seco no Meio-Oeste americano tem provocado uma intensificação das perdas de produtividade em importantes regiões produtoras. 

As chuvas extremamente distribuídas e abundantes durante a primavera agora se mostram concentradas e acontecem de forma bastante pontual, com volumes menores. Do leste do Nebraska ao centro de Ohio o acumulado das precipitações ficou 50% abaixo da média para o período. "E uma grande parte do oeste de Illinois teve ainda chuvas cerca de 90% abaixo do normal para este período", disse Anderson. 

Na região destacada - do leste de Nebraska ao centro de Ohio - tempo tem estado mais seco

Fonte: MRCC e DTN The Progessive Farmer

A maior preocupação com o tempo seco neste momento é com o sistema radicular das plantas. Por conta do excesso de umidade durante o plantio e os solos muito saturados, as raízes ficaram bastante superficiais e agora não têm estrutura adequada para passar por esse período de tempo mais seco, onde a água está nas camadas mais profundas do solo. 

Neste momento, quem sente mais a pressão do clima são as lavouras de milho. "Há muito stress no milho agora, não tanto na soja. A soja sofre menos com o uso da água e os níveis de umidade atuais", explica Tyler Williams, professor da Universidade do Nebraska -Lincoln Extension ao DTN. 

Ainda segundo Anderson, essa tendência de tempo um pouco mais seco coincide com o fim dos impactos de um El Niño de fraca intensidade. E explica ainda que a mudança nas temperaturas das águas do Pacífico deixam este cenário bem claro e, trazendo isso para o cenário agro, faz uma relação ainda dessa virada brusca das condições climáticas contra os níveis de produtividade nos campos norte-americanos. 

Os anos de 1988 e 2010 foram exemplos claros de situações como esta, onde os rendimentos do milho se mostraram bem abaixo da média depois dessa mudança nas temperaturas da água do oceano. 

PREVISÃO DO TEMPO

Para a próxima semana, os mapas atualizados começam a mostrar acumulados um pouco mais favoráveis para as lavouras dos EUA. Entre 12 e 19 de agosto, estados como Iowa, Illinois e Indiana deverão receber volumes de 31 a 75 mm de chuvas, como mostra a imagem abaixo, do NOAA, o serviço oficial de clima do governo norte-americano. Nesse período, as temperaturas deverão se mostrar mais amenas. 

"Chuvas leves devem cair hoje em estados com seca e déficit de umidade no solo. Precipitações variando entre 10 e 25 mm no centro sul de Illinois, Indiana e Ohio", afirma o Grupo Labhoro.

Já para as previsões mais alongadas, tempo mais quente e seco, como indicam os mapas para o intervalo de 6 a 10 e 8 a 14 dias.

Entre 17 e 21 de agosto, a extensão com chuvas abaixo da média já se mostra bem maior do que nesta semana corrente, bem como temperaturas acima da média em quase todo o cinturão produtivo. 

Previsão de temperaturas para 17 a 21 de agosto - Fonte: NOAA

Previsão de chuvas para 17 a 21 de agosto - Fonte: NOAA

O mesmo é esperado para o período entre 19 e 25 de agsoto, ainda segundo os mapas atualizados pelo NOAA nesta segunda-feira. 

Previsão de temperaturas para 19 a 25 de agosto - Fonte: NOAA

Previsão de chuvas para 19 a 25 de agosto - Fonte: NOAA

"Os modelos climáticos Europeu e GFS continuam em sintonia aumentando a confiança nas previsões futuras. O GFS continua com mais acumulados em relação a previsão do Europeu, porém, ambos os modelos mostram mais chuvas para o Meio Oeste dos EUA", complementa a Labhoro.

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
undefined