Argentina: geadas trouxeram danos para a soja em Buenos Aires e La Pampa
A Bolsa de Cereais e Produtos de Bahía Blanca realizou uma análise do impacto que as geadas do último dia 26 de fevereiro tiveram sobre amplas zonas de sua área de influência, no sudoeste e parte do sudeste de Buenos Aires, na Argentina. As geadas também geraram danos em setores de La Pampa.
Na soja, podem ser observados danos sobre a superfície foliar, aborto de flores em lotes de segunda etapa e perdas de vagens nos cultivares mais avançados.
O dano mais importante foi registrado nos partidos de Trenque Lauquen, Pellegrini, Salliqueló e Tres Lomas, na zona norte de sua área de influência com mais porcentagem de soja de segunda etapa.
Soja afetada por geadas na Argentina (Fonte: La Nación/Ganaderos Ar)
Quanto à zona centro, "apesar de registrar uma menos proporção de cultivos de segunda etapa, a seca agravou o efeito das temperaturas abaixo de zero". Os partidos de Coronel Pringles, Coronel Suárez e Saavedra foram os mais castigados.
Segundo o boletim, a zona sul foi a menos afetada. Ali, os partidos com maiores danos foram Atreucó (La Pampa) por concentrar mais superfície de soja e Tornquist por conta das particularidades próprias do relevo.
Tradução: Izadora Pimenta