Tempo: RS tem alerta de tempestades nesta 4ª com chuvas e ventos fortes e chances de granizo

Publicado em 09/01/2019 10:16


Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (09) - Fonte: Inmet

Esta quarta-feira (09) começa com alerta de tempestades no Rio Grande do Sul, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Com a condição, podem ocorrer danos na cidade e no campo. A região Sul enfrentava condições climáticas adversas nas últimas semanas.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", noticiou o Inmet. O aviso vale para até às 00h59 de quinta-feira (10).

Nos últimos dias, a falta de chuva nos estados produtores de soja do Brasil foi preocupante. Apesar de precipitações previstas para o Rio Grande do Sul nesta semana, voltou a chover em outros estados nos últimos dias, com exceção de áreas produtoras do Matopiba.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 4ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho

      

Veja mais:
» Aprosoja PR estima em 30% índice de perdas para essa safra de soja no estado

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (10/01 a 16/01) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

"Um dos impactos do tempo muito quente e seco durante dezembro (e início de janeiro) tem sido a aceleração da maturidade da soja. Em muitas áreas secas, os produtores estão reportando que a soja está amadurecendo de 20 a 30 dias mais cedo, o que resulta em grãos pequenos e perdas irreversíveis de produtividade", disse o analista James Cordonnier.

Segundo a Climatempo, uma área de baixa pressão atmosférica no oceano contribui para as nuvens carregadas na região Sul do Brasil nesta quarta-feira (09). "O alerta é para tempestades em todo o estado do Rio Grande do Sul, que podem ocorrer a qualquer hora do dia", disse.

A preocupação maior é nas áreas de fronteira com o Uruguai, incluindo a região de Bagé e de Uruguaiana, onde a chuva forte pode causar transtornos à população, segundo a empresa meteorológica. "Há risco de granizo. As rajadas de vento mais intensas podem chegar a 100km/h em todo o estado".

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Nos outros estados da região Sul, apesar de o dia ser de bastante sol e calor, podem ocorrer pancadas de chuva com raios, que podem ser fortes. "As rajadas de vento mais intensas podem chegar a 80km/h", informou a Climatempo. Na quinta, uma frente fria chega e favorece mais precipitações.

"A chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul vai favorecer a formação de mais áreas de instabilidade sobre a Região Sul do Brasil. Por isso, o alerta será para temporais nos três estados, mas a chuva mais volumosa deve ocorrer sobre áreas do Rio Grande do Sul e sul e oeste de Santa Catarina", disse a empresa meteorológica.

Segundo o mapa de precipitação acumulada do Inmet, nos próximos sete dias, a previsão é de volumes praticamente zerados sobre a Bahia e baixos acumulados em áreas do Maranhão, Tocantins e Piauí, mas boas chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Menores volumes serão vistos no Paraná.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Ainda de acordo com o Inmet, há alerta de acumulado de chuva também nesta quarta-feira (09) em áreas dos estados do Piauí e Ceará. São esperadas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. É baixo o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades desses estados.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 4ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Norte Piauiense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Metropolitana De Fortaleza, Oeste Potiguar, Sertao Paraibano, Sertão Cearense, Jaguaribe Cearense, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano


Temporal chegando na Agropecuária Jacomina em Cruz Alta (RS)


Iniciando a colheita na região de Cerejeiras (RO) na propriedade de Valdir Navarro


Colheita da soja em Corpus Christi, Py. Em relação a safra 2017 2018, houve redução de até 40 sacas/hectare devido a estiagem. Envio de Lidiane Miotto


Soja em Realeza (PR). Envio de Alencar Lotici


Lavoura de soja na Agropecuária Jacomina em Cruz Alta (RS)


Temporal chegando na Agropecuária Jacomina em Cruz Alta (RS)


Áreas com 30 dias sem chuvas. 80% de perda. Foto de Cristian Thiago Eidt

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined