Tempo: Alerta de tempestades com chuvas de até 100 mm/dia e ventos nesta 5ª em áreas do Sul
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (03) - Fonte: Inmet
Esta quinta-feira (03) começa com alerta de tempestade sobre a maior parte da região Sul do Brasil, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Com a condição, podem ocorrer danos no campo e cidade.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse em nota o Inmet.
Instabilidades devem provocar chuvas fortes ao longo do dia sobre quase todo o Sul do país. No entanto, o Paraná será o menos beneficiado com as precipitações nesta quinta. Apenas as faixas Oeste e Sul paranaenses terão chuvas volumosas.
Veja o mapa das áreas com previsão de tempestade nesta 5ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Campos De Cima Da Serra, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense
Veja o mapa das áreas com previsão de tempestade nesta 5ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Campanha, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho
Os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul já registram perdas consideráveis em função da seca; no Rio Grande do Sul produtores partem para o quarto replantio e há ainda diversos casos de ferrugem em lavouras de soja, de acordo com dados do Consórcio Antiferrugem.
"Há lavouras com condições muito ruins. Oeste do Paraná, parte do Norte e Centro-Sul do estado, partes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul já tem muitas lavouras com grandes problemas. Consideramos que no Paraná já tem 3 milhões de toneladas perdidas... Se hoje voltar a chover, essa é a previsão da safra", disse o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting.
Leia mais:
» Produtores relaam perdas de até 30% na soja por conta do clima adverso
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (04/01 a 10/01) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Mapas estendidos mostram boas chuvas para o Sul do Brasil nos próximos dias. A previsão nos próximos 7 dias do Inmet aponta que o estado do Rio Grande do Sul terá altos acumulados, também chove em áreas de Santa Catarina e Paraná, mas em menor intensidade.
Em áreas mais centrais do Brasil também deve chover bem, mas com uma condição bastante esparsa, de acordo com mapas de precipitação acumulada do Inmet. Os maiores volumes estão sendo previstos para os estados de Mato Grosso, São Paulo e Goiás.
Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Mapas do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), confirmam esse cenário mais chuvoso na região Sul nos próximos dias e com menores volumes sobre a região central e a escassez de chuvas no Matopiba.
Em uma previsão mais estendida, entre os dias 11 de janeiro e 19 de janeiro, o NOAA prevê chuvas mais localizadas sobre a região Norte, além de precipitações bastante irregulares sobre a maior parte do país. A condição mais seca sobre áreas do Matopiba seguirá.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 03 de janeiro até 19 de janeiro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Granizo em Santa Barbara do sul (RS)
Final da tarde de Natal em Palmeira das Missões (RS). Envio de Diego Camara
Fortes chuvas e vento em Santa Bárbara do Sul (RS)
Estiagem trazendo sérios prejuízos aos produtores no oeste do (PR). Envio do Eng. Agrônomo Régis Vogt
Tempo fechado em Chapecó (SC)
Tempo fechado na Fazenda da Bracatinga em Capão Bonito do Sul (RS). Envio de Christiano Lima
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real