Tempo: Após Natal, 4ª feira será de chuvas intensas em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (26) - Fonte: Inmet
O Natal termina com previsão de chuvas volumosas sobre áreas da região Sudeste do Brasil com a passagem de uma frente fria. São esperadas nesta quarta (26) e também na quinta-feira (27) chuvas intensas em áreas dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
De acordo com alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), mais ao Sul de Minas são esperados acumulados de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia. É baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (27/12 a 02/01) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Veja o mapa das áreas com alerta de acumulados de chuva nesta 4ª:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Campo Das Vertentes De Minas, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste Mineiro
Em áreas mais centrais do estado mineiro, são previstas chuvas intensas até a tarde desta quarta-feira. As precipitações ficam entre entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Também é baixo nessas áreas o risco de danos na cidade e no campo com a condição.
Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 4ª:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Vale Do Mucuri, Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Norte Mineiro, Noroeste Mineiro
Leia mais:
» Gados são arrastados por correnteza após forte chuva em Lavrinhas
Em praticamente todo o Rio de Janeiro, há alerta de acumulado de chuva com perigo potencial. São esperadas nas próximas horas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. No entanto, é baixo o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
Veja o mapa das áreas com alerta de acumulados de chuva nesta 4ª:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Noroeste Fluminense, Baixadas Litorâneas, Metropolitana Do Rio De Janeiro, Norte Fluminense, Médio Paraíba, Centrossul Fluminense, Serrana Fluminense
Também são esperados acumulados de chuva em todo o estado do Espírito Santo. As precipitações ao longo desta quarta ficam entre entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Veja o mapa das áreas com alerta de acumulados de chuva nesta 4ª:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Serrana Capixaba, Metropolitana De Vitória, Litoral Sul Capixaba, Central Sul/Caparaó Capixaba, Rio Doce Capixaba, Centro-Oeste Capixaba, Nordeste Capixaba, Noroeste Capixaba
"A passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste do país favoreceu a formação de grandes áreas de instabilidade por muitas localidades desta Região ainda durante o final de semana e o feriado de Natal", informou a Climatempo.
Além da frente fria, um sistema de baixa pressão atmosférica próximo da costa na região Sudeste deve contribuir para as chuvas nesta quarta-feira. "Não se descarta a possibilidade para temporais e de eventos severos, inclusive na Grande Vitória", destacou a empresa.
Na quinta-feira (27), mais chuvas ainda podem ser registradas em áreas do Sudeste.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Previsões estendidas do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), mostram que entre os dias 26 de dezembro e 03 de janeiro, as precipitações ficarão concentradas sobre Centro-Norte do país. De 03 a 11 de janeiro, as chuvas ficarão mais concentradas no Sul.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 26 de dezembro até 11 de janeiro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
O sol na Fazenda Ômega, em Padre Bernardo (GO). Envio de Aurélio de Andrade Mendonça
Soja em Birigui (SP)
Soja prejudicada pelo calor em Ponta Porã (MS). Envio de Evanildo
Soja prejudicada pelo tempo em Toledo (PR). Envio de João Evandro Gheno
Fechamento de plantio de soja TMG com 110 dias em Meridiano (SP)
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real