Tempo: Mais chuvas são previstas para a faixa Centro-Norte do país nesta 3ª feira
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta terça-feira (27) - Fonte: Inmet
Esta terça-feira (27) será mais um dia de chuvas em áreas do Centro-Norte do país, conforme mostram imagens de satélite. Poucas instabilidades são vistas sobre localidades da faixa Centro-Sul brasileira. Um novo alerta de acumulado de chuvas foi emitido para o Matopiba.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), áreas do estado do Maranhão receberão chuvas entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm/dia. Com a condição, segundo o instituto, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Chuvas intensas também são previstas para outro estado do Matopiba, o Tocantins. A maior parte do estado produtor deve receber ao longo do dia precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). É baixo o risco de prejuízos e danos com as chuvas.
Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 3ª:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Marajo, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Metropolitana De Belem, Oeste Maranhense, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Centro Maranhense
Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 3ª:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Sudoeste Rondonense, Alto Madeira, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Jalapão, Norte Tocantinense, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense, Sudeste Rondonense
Além desses estados, o Inmet ainda alerta para a previsão de acumulados de chuva em áreas dos estados do Amazonas, Pará, Roraima e chuvas intensas em localidades de Goiás, Mato Grosso e Rondônia. Produtores brasileiros estão em atenção por conta dos casos de ferrugem asiática na soja.
"A tendência é que a primeira quinzena de dezembro venha ser com chuvas regulares e em bons volumes sobre grande parte do Matopiba. Em especial, sobre as áreas produtoras do Piauí, onde as chuvas ainda estão bastante irregulares", noticiou a Climatempo no final da última semana.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (28/11 a 30/11) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
A ferrugem asiática chegou mais cedo no Brasil. A situação mais grave, até este momento, é no estado do Paraná. No entanto, uma condição mais seca nos próximos dias deve favorecer os trabalhos de manejo em algumas áreas. A Emater Paraná 27 coletores com a presença de esporos no estado.
Produtores devem ficar atentos às previsões específicas de suas lavouras, pois ainda podem ocorrer chuvas isoladas no oeste de Santa Catarina e no litoral do Paraná. No Sudeste, há pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Norte, Nordeste, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba em São Paulo.
Também podem ocorrer chuvas isoladas no Espírito Santo e Rio de Janeiro, além da possibilidade de chuva no Centro-sul e Leste de Minas Gerais.
De acordo com dados do Inmet, diversas cidades do Centro-Norte do país tiveram altos acumulados nesta segunda-feira (27). Os cinco maiores foram em Diamantino (MT): 107,7 mm, Formoso do Rio Preto (BA): 102,4 mm, Rio Sono (TO): 94,8 mm, Unaí (MG): 86,8 mm e Gurupi (TO): 85,0 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Pôr do sol em Nova Cantu (PR). Envio de Amauri José De Lazari
Fazenda São João em Rio Brilhante (MS). Envio de Marcos Campos
Vacinação na fazenda Kuñaty Porã em Castelo do Sonhos (PA). Envio do proprietário Agenario Affonso
Fazenda Bodryni em Pato Branco (PR). Envio do Técnico Jonatan T. Soares
Soja em Dourados (MS) Envio da família Araújo
Plantio de soja em Correntina (BA). Envio de Eduardo, Mauro e Angelo Roque,
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real