Tempo: Chuva diminui no Centro-Sul, mas áreas do Matopiba recebem altos volumes neste início de semana

Publicado em 26/11/2018 10:14


Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (26) - Fonte: Inmet

As instabilidades diminuíram nas últimas horas sobre a faixa Centro-Sul do Brasil depois de vários dias de altos acumulados em diversas regiões produtoras e os temores com o avanço das doenças em lavouras de soja. Por outro lado, há alerta de altos acumulados de chuva nesta segunda-feira (26) em diversas áreas do Matopiba.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são esperados altos acumulados no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) durante todo o dia. Na maior parte do Maranhão, Bahia e Piauí são previstas chuvas entre 20 a 30 milímetros ou até 50 mm/dia. É baixo o risco de danos com a condição.

Já em todo o estado de Tocantins e em partes de Mato Grosso, são previstas precipitações durante esta segunda que ficam entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Nessas áreas, segundo o instituto meteorológico, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com aviso.

Produtores devem estar atentos, pois mais chuvas são esperadas. "A tendência é que a primeira quinzena de dezembro venha ser com chuvas regulares e em bons volumes sobre grande parte do Matopiba. Em especial, sobre as áreas produtoras do Piauí, onde as chuvas ainda estão bastante irregulares", noticiou a Climatempo.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 2ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Oeste Maranhense, Leste Maranhense, Sul Maranhense, Centro Maranhense

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 2ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Centrossul Cearense, Sertao Paraibano, Sao Francisco Pernambucano, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Oeste Baiano, Recôncavo Baiano, Sertão Cearense, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 2ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Nordeste Mato-Grossense, Jalapão, Norte Tocantinense, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense

Produtores de todo o país estão atentos com as condições climáticas por conta do aumento dos casos de ferrugem asiática, que chegaram mais cedo ao país nesta safra. A situação mais grave, até este momento, é no estado do Paraná. A Emater Paraná instalou 169 coletores e destes, 27 já registram a presença de esporos. O número de coletores deverá chegar a 185.

"O excesso de dias chuvosos está elevando os percentuais de áreas infectadas por doenças, bem como comprometendo o desenvolvimento da planta, já que muitas áreas já apresentam déficit de crescimento e folhas da parte inferior da planta mais amareladas", disse a Climatempo.

Como as chuvas cessaram em áreas do Centro-Sul do país neste início de semana, produtores de soja com lavouras afetadas podem realizar com maior tranquilidade os trabalhos de manejo. "As instabilidades se afastam dessas regiões e deslocando para a faixa litorânea, deixando o tempo estável no interior", informou a empresa meteorológica.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/11 a 29/11) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Produtores devem ficar atentos às previsões específicas de suas lavouras, pois ainda podem ocorrer pancadas de chuva nesta segunda em áreas isoladas no Litoral do Paraná, Nordeste, Leste e Sudeste de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo e na faixa Norte do Mato Grosso do Sul.

De acordo com modelos estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, quase toda a faixa Centro-Norte terá altos volumes entre os dias 26 de novembro e 12 de dezembro. Menores volumes caem sobre o Sul do país.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 26 de novembro até 12 de dezembro:


Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Neste domingo (25), diversas cidades brasileiras do Norte, Sudeste e Centro-Oeste registraram altos acumulados de chuva. Os cinco maiores volumes ocorreram em Tarauacá (AC): 115,8 mm, Epitaciolândia (AC): 112,2 mm, Alto Araguaia (MT): 70,6 mm, Três Marias (MG): 70,6 mm e Itumbiara (GO): 63,8 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Ainda de acordo com o Inmet, nesta segunda-feira, também há alerta de acumulado de chuva no Ceará, Paraíba, Pará, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro.


Rio preto em Unaí (MG). Reprodução/Redes Sociais


Lavoura de soja em Ipe (SP). Envio de Ricardo Moraes


Chegado ao fim do plantio da soja da safra 18/19 nas lavouras de Ivo Rusgoski e família em São João do triunfo (PR).​


Semeadura da soja em Palmeira das Missões (RS). Envio de Diego Kerber Camara, mestrando em Agronegócios​


Plantio de soja agricultura familiar Biodiesel em Neropolis (GO). Envio de Josiel dos Santos - Técnico em Agropecuário.


Lavoura de soja em ótimo desenvolvimento em Laranjal - Paraguay. Envio do Engenheiro Agrônomo Cledison Conte​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
undefined