Bolsa de Buenos Aires diz que cenário climático está estabilizado para a safra de verão na América do Sul
A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) destacou em um novo boletim que o cenário climático já se encontra estabilizado na América do Sul, de forma que os cultivos de verão serão favorecidos.
"Durante outubro e até o presente momento de novembro, o cenário climático se estabilizou dentro do normal", resumiu o climatologista Eduardo Sierra, autor do boletim.
Tecnicamente, ele indicou que apenas o Oceano Pacífico Equatorial continuou esquentando muito lentamente, ainda que sem chegar a um nível de "El Niño". Grande parte do Pacífico sul, no entanto, foi lentamente resfriada. Tanto a corrente fria das Malvinas quanto a quente do Brasil reduziram suas intensidades, fazendo com que o Oceano passe a um estado praticamente neutro.
Para Sierra, "essa tendência favorece a possibilidade de que a safra 2018/19 se desenvolva em um cenário moderado, com chuvas acima do normal e distribuição espacial homogênea, mas sem alcançar valores extremos, capazes de produzir inundações, como ocorreria com a Argentina em um El Niño".
Sendo assim, o climatologista acredita que o cenário favorecerá os cultivos, tanto os de safra de inverno, que estão finalizando a formação do rendimento e começando a maturação e a colheita, quanto os de safra de verão, que estão em sua fase de implantação e arranque.
Tradução: Izadora Pimenta