Tempo: Semana começa com alerta chuvas intensas em áreas do MT, GO, TO, MG e BA
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (29) - Fonte: Inmet
Instabilidades se intesificaram nas últimas horas sobre áreas centrais do Brasil com o avanço de uma frente fria e sistema de baixa pressão. Com isso, a semana começa com previsão de chuvas intensas em áreas do Mato Grosso, Goiás e Tocantis. Na Bahia, são esperados altos acumulados.
De acordo com alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas em áreas do Mato Grosso, Goiás e Tocantins pela manhã ficam entre entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). É baixo o risco de danos na cidade e no campo.
Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Distrito Federal, Sudoeste Rondonense, Alto Madeira, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Jalapão, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense, Sudeste Rondonense
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (30/10 a 01/11) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
As chuvas em áreas centrais do Brasil devem paralisar momentaneamente o plantio da safra de verão. De acordo com Daniel Latorraca Ferreira, superintendente do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia agropecuária), na semana passada, as condições climáticas eram favoráveis os trabalhos da soja no estado, com 50% da área plantada.
No Paraná, as chuvas nos últimos dias têm atrapalhado o avanço dos trabalhos no campo.
De acordo com dados do Inmet, durante o domingo (28), diversas cidades da faixa central do país acumularam altos volumes de chuva. Os cinco maiores acumulados foram em Sorriso (MT): 67,2 mm, Carlinda (MT): 65,0 mm, Formoso do Rio Preto (BA): 61,4 mm, Palmas (TO): 53,0 mm e Serra dos Aimores (MG): 41,4 mm.
Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Também há alerta nesta segunda de chuvas intensas em localidades de Minas Gerais, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). É baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Vale Do Mucuri, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Norte Mineiro, Noroeste Mineiro
Já em áreas da Bahia, as precipitações previstas em áreas da Bahia ficam entre 20 a 30 milímetros nesta segunda-feira (29) ou até 50 mm/dia. É baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco, segundo aviso do Inmet.
Veja o mapa das áreas com previsão de acumulado de chuva nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Chapada Diamantina, Norte Baiano, Sul Baiano, Oeste Baiano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano
"Uma frente fria avançou sobre a Bahia no fim de semana estimulando a formação de nuvens muito carregadas, que provocaram tempestades em áreas do litoral e do interior baiano", informou a Climatempo. São esperadas chuvas na segunda-feira e precipitações no estado podem ocorrer até o fim da semana.
A partir da quarta-feira (31), segundo a empresa meteorológica, o extremo Norte da Bahia, região de Juazeiro e de Paulo Afonso voltam a secar, mas Salvador e as outras regiões baianas continuam com condições para pancadas de chuva.
Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram a tendência de chuvas sobre a faixa central do país entre os dias 29 de outubro a 06 de novembro, mas com irregularidades. Entre 06 de novembro e 14 de novembro, uma condição mais úmida é vista na região central e áreas do Norte e Nordeste.
Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 29 de outubro 14 de novembro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Desenvolvimento do soja safra 18/19 em Cafelândia (PR). Envio de Álvaro Busetti
DM68i69 plantio dia 8/10 em Rio Verde (GO). Envio de Gezo Junior
Plantio da cultivar Brasmax ZEUS IPRO 55i57 em Erval Seco (RS). Envio do Técnico Agrícola Jardel Cornelius.
Soja em Balsas (MA). Envio de Otávio Martins Neto
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real