Tempo: Semana começa com instabilidades e previsão de chuvas fortes no PR, SC e RS
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (08) - Fonte: Inmet
A semana começa com previsão de chuvas fortes em áreas do Sul do Brasil. Essas são as primeiras precipitações de uma sequência que está prevista para os próximos dias, com chances de acumulados acima da média para todo o mês em algumas áreas. Chuvas já foram registrados nas últimas horas em localidades da região.
"Essa chuva é só o começo de uma semana de alerta no Sul do Brasil. Os próximos dias serão de chuva forte e volumosa nos três estados, o que vai fazer com que mais regiões acumulem quase todo o volume de chuva médio normal para outubro", informa a Climatempo.
Ainda segundo a empresa meteorológica, apenas nos primeiros seis dias deste mês de outubro, algumas áreas no Norte e Oeste de Santa Catarina e do Sul do Paraná já acumulavam aproximadamente metade da média de chuva para o mês e mais precipitações devem chegar.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (09/10 a 11/10) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), diversas cidades da região Sul tiveram acumulados de mais de 50 milímetros ontem. Inácio Martins (PR): 53,8 mm, Major Vieira (SC): 39,2 mm, Irati (PR): 37,4 mm, Curitiba (PR): 35,8 mm e Rio Negrinho (SC): 35,0 mm.
Segundo boletim da Emater/RS-Ascar, triticultores estavam preocupados com a persistência do tempo úmido e quente na semana passada e, agora, retornam as precipitações. Cerca de 88% das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul estão entre as fases final de enchimento de grãos e início da maturação.
As instabilidades ganharam força sobre a região Sul do Brasil com um forte sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai. Com isso, as nuvens ficam bastante carregadas se espalham sobre os três estados provocando fortes pancadas de chuva. "O risco de temporais é alto no Paraná, em Santa Catarina e no norte e noroeste do Rio Grande do Sul", informa a empresa meteorológica.
Entre terça (09) e quarta-feira (10), as áreas de instabilidade ganham reforço com a passagem de uma nova frente fria. "O risco de chuva forte, ventania e queda de granizo é maior. Algumas rajadas de vento podem alcançar 100 km/h. A chuva enfraquece na quinta-feira sobre o Sul, de forma geral, mas pode voltar forte na sexta-feira", disse a Climatempo.
Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
Fonte: Inmet
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, já havia alertado para as chuvas nesta segunda-feira no Sul, além da previsão de pancadas no Centro-Oeste no final de semana. No entanto, ainda não pode-se dizer que o período chuvoso está consolidado, segundo a especialista.
Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram a tendência de chuvas pouco generalizadas sobre a faixa central do país entre 08 e 16 de outubro. As chuvas ficam mais restritas ao Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 08 de outubro até 24 de outubro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real