Tempo: Frio avança sobre áreas do Sul com possibilidade de geadas; chuvas retornam no final de semana
As nuvens carregadas se afastam da região Sul do Brasil e o ar frio de origem polar entrou com força sobre os três estados na última quinta-feira (04). Áreas do Sudeste e Centro-Oeste também tiveram quedas. As temperaturas ainda caem nesta sexta-feira (05) e há possibilidade de geadas, segundo a Climatempo.
"O resfriamento na madrugada será acentuado pela pouca nebulosidade durante a madrugada. Nas áreas mais elevadas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também na Campanha Gaúcha, na fronteira com o Uruguai, há condições para geada no amanhecer desta sexta-feira", disse a empresa meteorológica.
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), já havia adiantado no início da semana em entrevista ao Notícias Agrícolas que, mesmo em plena a Primavera, essa incursão de massa de ar frio poderia provocar geadas pontuais em áreas do estado do Rio Grande do Sul.
Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (05/10 a 08/10) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Segundo mapas de precipitação do Inmet, as cinco menores temperaturas no país ontem (04) foram registradas na região Sul. Todas elas ficaram com mínimas abaixo de 10°C. São elas: Santana do Livramento (RS): 6,3°C, Quarai (RS): 6,9°C, São José dos Ausentes (RS): 7,7°C, Uruguaiana (RS): 7,8°C e Vacaria (RS): 8,1°C.
Segundo boletim da Emater/RS-Ascar, triticultores estavam preocupados com a persistência do tempo úmido e quente, mas essa condição mais seca hoje ameniza em parte as preocupações. Cerca de 88% das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul estão entre as fases final de enchimento de grãos e início da maturação.
Leia mais:
» Inicia maturação do trigo no Rio Grande do Sul
No entanto, chuvas devem voltar nos próximos dias. "O ar polar se afasta do Sul do Brasil no fim de semana e a chuva volta com força. No sábado, pancadas de chuva com raios devem ser observadas no Paraná, no Planalto Norte e no oeste de Santa Catarina. Durante o domingo de eleições, 7 de outubro, áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil e muitas pancadas de chuva vão ocorrer nos três estados", disse a Climatempo.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (06/10 a 08/10) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Segundo a Emater/RS-Ascar, as precipitações dos últimos dias não danificaram a cultura. "apesar da recente ocorrência de chuvas intensas, acompanhadas de granizo e ventos fortes, a situação da cultura ainda é considerada boa, com o potencial de produtividade se mantendo estável, ao redor dos três mil quilos de trigo por hectare".
O plantio da soja já ocorre em Rondônia, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Paraná. Já em áreas de Goiás, São Paulo e em Minas Gerais, onde o vazio sanitário terminou no último dia de setembro, segundo a Climatempo, produtores irão iniciar o plantio da oleaginosa ao longo desta semana por conta dos altos volumes nas últimas semanas.
Ainda nesta sexta-feira, segundo o Inmet, são previstos altos acumulados no Acre e Amazonas, enquanto que a baixa umidade toma a Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
Fonte: Inmet
Estragos da chuva de granizo em Papanduva (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
Estragos da chuva de granizo em Papanduva (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
Chuva de granizo em Papanduva (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
Plantio Soja sobre Palhada de Ruzizienses na Fazenda 3A em Cruzeiro do Sul (PR) Envio de Josivan Ferreira Tomaz
Plantio de Soja em Itambé (PR). Envio de Nivaldo Forastieri
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real