Tempo: Chuvas retornam ao Centro-Sul pouco antes do plantio da safra de verão no Brasil
Mapa com imagem de satélite para todo o Brasil nesta sexta-feira (14) - Fonte: Inmet
Um sistema de baixa pressão sobre o Sul do Brasil fez com as instabilidades ganhassem força e as chuvas, que até ontem (13) estavam mais localizadas no Sul, avançassem para áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil pouco antes do início dos trabalhos de plantio da safra de verão.
O vazio sanitário no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se encerra no dia 15 de setembro e em Goiás e Minas Gerais no dia 30.
Segundo alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), podem ocorrer tempestades nesta sexta-feira (14) com chuva de até 100 milímetros no dia e ventos intensos em áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 6ª feira:
Fonte: Inmet
O final de semana, segundo mostra o modelo Cosmo, será marcado por pancadas de chuva sobre todo o Centro-sul do país. A região Sul continuará recebendo bons volumes nos próximos dias. O plantio da soja no estado Paraná, inclusive, já foi iniciado desde o último dia 10 de setembro.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (15/08 a 17/09) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Veja mais:
» Soja: Com umidade suficiente, produtores iniciam plantio da nova safra em Guaíra (PR)
Segundo a Climatempo, o retorno das precipitações irá favorecer a elevação dos níveis de umidade do solo. "Com a previsão de chuva para os próximos dias no Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, muitos produtores também irão realizar o plantio da soja, já que no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul".
Por outro lado, segundo a empresa meteorológica, as chuvas em São Paulo e em partes de Minas Gerais irão inviabilizar os trabalhos de colheita da cana-de-açúcar e do milho 2ª safra. Elas também podem prejudicar lavouras de algodão do Mato Grosso.
As chuvas dos últimos dias em áreas nos extremos do país contribuíram para o bom volume acumulado de água no solo no Sul e Norte. No entanto, em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, os níveis estão entre 20% e 50%, segundo mapa da Climatempo. Com a quantidade de água disponível no solo é possível decidir o início do plantio.
Veja o mapa de água disponível no solo em todo o Brasil:
De acordo com dados do Inmet, cidades de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul tiveram chuvas volumosas pela última vez no mês de junho. A cidade produtora de Sorriso (MT), por exemplo, registrou a última precipitação expressiva em maio. Uma condição mais seca é normal nesta época do ano, mas assustou os produtores.
» Do clima à logística, produtores iniciam plantio com alto grau de incerteza
Segundo o mapa do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, a tendência no período de 13 a 21 de setembro é de chuvas na região Norte, Sul e em áreas do Sudeste e Centro-Oeste. No final do mês, as chuvas voltam a ficar restritas aos extremos do país.
Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 14 de setembro até 30 de setembro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Colheita de Aveia e Semeadura da Soja no Sítio Pedrolo em Corbélia (PR). Envio Eng. Agr. Marcos Andre Simon
Plantio de soja à todo vapor em Nova Aurora (PR). Envio de Técnico Agrícola David Clemente
Início do plantio de soja em Nueva Esperanza - Paraguay. Envio de Solange Tramontin
Plantio de milho em Nova Prata do Iguaçu (PR). Envio de Deoclecio Galuppo.
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real