Tempo: Instabilidades avançam sobre o Brasil central e chuvas são previstas nesta 4ª em áreas de MG e ES

Publicado em 12/09/2018 10:51

O tempo deve mudar nas próximas horas em áreas do Sudeste e Centro-Oeste com o avanço de áreas de instabilidades, segundo o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Chuvas já são previstas para esta quarta-feira (12) em Minas Gerais e Espírito Santo.

A chuva durante o dia pode ocorrer na faixa Oeste do estado de Minas Gerais e deve ficar entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm/dia. Com as precipitações, há o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Segundo a Climatempo, também pode chover a qualquer hora do dia sobre o Espírito Santo com uma intensificação na circulação dos ventos. "Todo o estado tem possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora do dia, que em geral ocorrem com fraca a moderada intensidade".

Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 4ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Norte Mineiro, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste Mineiro

Segundo mapa de precipitação acumulada dos últimos dias, poucas chuvas foram registradas na área central do país e a região Sul foi a que teve mais precipitações registradas. Essa condição em proximidade com o fim do vazio sanitário em áreas produtoras já preocupa.

O vazio sanitário no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se encerra no dia 15 de setembro.

"Na quinta e na sexta-feira, as áreas de instabilidade perdem força sobre o Espírito Santo. No entanto, uma mudança na circulação dos ventos vai aumentar a instabilidade e provocar pancadas de chuva em áreas do leste e norte de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Estado do Rio de Janeiro", disse a empresa meteorológica.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (13/08 a 15/09) em todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Segundo o mapa do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, a tendência no período de 12 a 20 de setembro é de chuvas mais localizadas nas extremidades do país. Já de 20 a 28 de setembro, precipitações devem chegar até localidades do centro do Brasil, mas com baixos volumes.

Em uma previsão para o início de outubro, segundo a Climatempo, segue a tendência de chuvas irregulares em todas as regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste. "Todo cuidado será pouco no início de safra da soja. A partir do meio de outubro o regime de chuva já estará regularizado", informa a Climatempo.

Ainda nesta quarta-feira, segundo o Inmet, a baixa umidade deve ser registrada em áreas da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 12 de agosto até 28 de setembro:

Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA


Final de Tarde na Granja Zabott em Palotina (PR). Envio de Edmilson Zabott


Semeadura de Milho da Família Dillenburg em Corbélia (PR). Envio do Eng. AGR. Marcos Andre Simon


Início plantio soja em Santa Helena (PR). Envio Família Maldaner

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined