Tempo: Frio diminui sobre áreas da região Sul, mas geadas ainda podem ocorrer na manhã desta 4ª feira
O frio começa a diminuir sobre o Centro-Sul do Brasil nesta quarta-feira (05) com o deslocamento do ciclone para o oceano. No entanto, ainda há chances de geadas pela manhã em algumas áreas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
"O ciclone extratropical se afasta, ao mesmo tempo que a nebulosidade diminui na próxima madrugada, sob a influência de uma massa de ar seco de origem polar. O tempo aberto vai acentuar o resfriamento e as temperaturas mínimas poderão ficar abaixo dos 5°C no amanhecer desta quarta", informa a Climatempo.
De acordo com levantamento do Inmet, as dez menores temperaturas ontem (04) foram registradas em Campos do Jordão (SP): 5,5°C, Quarai (RS): 5,6°C, Campos do Jordão (SP): 5,8°C, São Joaquim (SC): 6,3°C, Ituverava (SP): 6,4°C, Ariranha (SP): 6,4°C, Monte Verde (MS): 6,6°C, São Simão (SP): 6,6°C, Jaguarão (RS): 6,9°C e Dom Pedrito (RS): 7,0°C.
Veja o mapa com a previsão de temperaturas mínimas para até 72 horas (06/09 a 08/09) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
As chances de chuva no Sul do Brasil são poucas nos próximos dias, mas o tempo ficará parcialmente nublado na maior parte da região. "O feriado prolongado vai ser marcado por sol e tendência de elevação das temperaturas em grande parte do Sul. Não há previsão de chuva em boa parte do feriadão", explica a empresa meteorológica.
No final de semana, uma nova frente fria deve passar pelo mar da região, porém não há expectativa de chuva forte. "O leste da Região Sul volta a ter mais umidade e nebulosidade, com expectativa de garoa. Nessas áreas, que inclui as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, as temperaturas terão queda no domingo", explica a Climatempo.
Segundo o mapa de precipitação acumulada do Inmet, choveu bastante nas últimas 24 horas sobre áreas da região Sul do Brasil, principalmente sobre os estados do Paraná e Santa Catarina. A capital catarinense, Florianópolis (SC), por exemplo, registrou acumulado de 62,7 milímetros. A região Norte também registrou precipitações.
Veja o mapa das áreas com previsão de geadas nesta quarta-feira em todo o Brasil:
Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram volume praticamente zerado de chuva sobre o Brasil central no período de 5 a 13 de setembro. As precipitações ficam mais concentradas sobre a região Sul, mas ainda com baixos volumes acumulados. De 13 a 21 de setembro, mais chuvas aparecem no radar.
Nesse período, a maior parte dos estados produtores da safra de verão já estarão próximos ou poderão iniciar os trabalhos de plantio. No entanto, as chuvas podem atrapalhar os trabalhos ou os meses serem atrasados em decorrência dos baixos volumes acumulados no solo. Vale ressaltar que essas previsões estendidas ainda podem ter mudanças.
Ainda nesta quarta-feira, segundo o Inmet, é prevista baixa umidade em áreas do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Colheita da Soja em Roraima - 2018
Trigo variedade: ORS VINTECINCO em Prudentópolis (PR). Envio do técnico agrícola Gabriel Klos
Lavoura de Cevada em Tapejara (RS). Envio do Eng. Agrônomo Raul Zotti.
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real