Tempo: Após chuvas, temperaturas caem na região Sul e em partes do Sudeste e Centro-Oeste com possibilidade de geadas
A frente fria que provocou chuvas sobre o Sul do Brasil avança em direção ao Sudeste, mas a massa de ar polar desse sistema ainda deve causar mudanças no tempo da região. O frio volta ser registrado no Sul e também em áreas do Centro-Oeste e Sudeste, além de ventos fortes em áreas costeiras.
"O dia vai começar frio especialmente sobre o Rio Grande do Sul, onde o centro da massa de ar frio vai atuar com mais força, mas as temperaturas também vão ficar mais baixas sobre o Paraná e Santa Catarina", disse a Climatempo. Com os ventos a sensação de frio tende a aumentar.
Os ventos fortes ocorrem sobre áreas mais ao litoral da região Sul por conta de um ciclone extratropical que se organiza na região. O Inmet alerta ainda perigo potencial com ventos costeiros nesta terça (04) em áreas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Veja o mapa com a previsão de temperaturas mínimas para até 72 horas (05/09 a 07/09) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
As temperaturas na região Sul do Brasil devem ficar em torno de 5°C nos três estados. Com a condição, inclusive, podem ocorrer geadas de fraca a moderada intensidade em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nesta terça-feira e na quarta em localidades de São Paulo.
"A madrugada entre terça e quarta-feira promete ser muito fria no Sul do Brasil, e há risco de geada ao longo da manhã em algumas áreas do norte do Rio Grande do Sul, nas serras gaúcha e catarinense, planalto de Santa Catarina e sul do Paraná", diz a empresa meteorológica.
Segundo alertas do Inmet, áreas de São Paulo e de Mato Grosso do Sul também terão declínio maior de 5ºC. Também é prevista baixa umidade na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.
Veja o mapa das áreas com previsão de geadas nesta terça-feira em todo o Brasil:
Veja o mapa das áreas com previsão de geadas nesta quarta-feira em todo o Brasil:
Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram volume praticamente zerado de chuva sobre o Brasil central no período de 4 a 12 de setembro. As precipitações ficam mais concentradas sobre a região Sul, mas ainda com baixos volumes acumulados. De 12 a 20 de setembro, mais chuvas aparecem no radar.
Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 04 de agosto até 20 de setembro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Nesse período, a maior parte dos estados produtores da safra de verão já estarão próximos ou poderão iniciar os trabalhos de plantio. No entanto, as chuvas podem atrapalhar os trabalhos ou os meses serem atrasados em decorrência dos baixos volumes acumulados no solo. Vale ressaltar que essas previsões estendidas ainda podem ter mudanças.
Leia mais:
» Tempo: Plantio da safra de verão se aproxima com tendências climáticas adversas no Brasil central
Colheita da Soja em Roraima - 2018
Soja em Illinois, EUA. Crop Tour 2018 - EUA.
Fazenda Taboquinha em Ribas do Rio Pardo (MS). Envio de Marcelo Pigaiani.
Lavoura de canola no município de Independência (RS) Envio da acadêmica em técnico em agropecuária Karine Richter.
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real