Tempo: Chegada de nova frente fria ao Sul causa tempestades nesta 4ª em áreas do RS
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (29) - Fonte: Inmet
Uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil e já causa tempestade em áreas do Rio Grande do Sul nesta quarta (29) e quinta-feira (30), segundo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As temperaturas também devem voltar a cair ao longo dos próximos dias. A condição pode avançar para outras regiões do país ao longo da semana.
Segundo o instituto, a chuva na maior parte da faixa Centro-Sul do estado deve ficar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia com ventos intensos (40-60 Km/h) e possibilidade queda de granizo. Os riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores são baixos.
Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta quarta-feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (30/08 a 01/09) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Segundo previsões da Climatempo, a frente fria não deve perder força tão rápido e na quinta-feira (30) seguirá sobre a região Sul. Os acumulados de chuva de hoje até domingo (02) podem ultrapassar os 100 mm em áreas mais ao Sul do Rio Grande do Sul e ficam entre 30 e 50 mm na maior parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
"A população do estado deve se preparar para um novo alerta de tempestades, com rajadas de vento e grandes acumulados de chuva especialmente na fronteira gaúcha com o Uruguai. Nos próximos dias, a chuva se espalha pelo Sul e também há risco de temporais", disse a empresa meteorológica.
Fonte: Climatempo
Nos próximos dias, as chuvas podem chegar até áreas da região Sudeste também.
"A instabilidade irá afetar tanto os trabalhos de campo, como as lavouras que foram prejudicadas pela geada do domingo (26). Com uma planta já debilitada, o excesso de umidade sobre as folhas pode ocasionar um aumento dos índices de doenças, agravando ainda mais a situação das lavouras de trigo e milho", informou a Climatempo.
No último final de semana, as geadas atingiram lavouras de trigo e milho em diversas localidades do Rio Grande do Sul. Produtores ainda contabilizam os prejuízos e muitas propriedades nem tinham seguro. O último domingo foi considerado um dos mais frios do ano no Sul do país, segundo a Climatempo. A cidade de Urupema (SC) registrou mínima de -5,4°C.
Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (30/08 a 01/09) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Ainda nesta quarta-feira, segundo o Inmet, está prevista baixa umidade na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.
Seca da soja em Bainbridge, IN, EUA - Crop Tour 2018 - EUA.
Finalizando as qualidades do café na xícara e acompanhando todo resultado gerado ao ano todo em São Pedro da União (MG). Envio de Neivaldo Amaral
Florada de café deu os primeiros sinais. Podemos ter colheita em maio e com poucos frutos em São Pedro da União (MG). Envio de Neivaldo Amaral
Área de trigo e as duas últimas é de preparativo para o plantio da safra de verão em Mbaracayú - Alto Paraná - PY. Envio do Produtor Rural Ademir Schneider
Florada de café semana passada em Botelhos (MG) Envio de Graziela Franco Moraes
Lavoura de soja castigada pela seca no Canadá. Envio de Júlio Takahashi
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real