Tempo: Altos acumulados são previstos nesta 4ª em áreas do PR, SC e RS e frio pode afetar o milho verão
As chuvas seguem sobre áreas da região Sul do Brasil nesta quarta-feira (22) com o avanço de uma frente fria. Segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são esperados altos acumulados ao longo do dia em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul
A previsão é de que as chuvas nestas áreas fique entre 20 a 30 mm/h ou até 50 milímetros no dia. Apesar da condição, segundo o instituto, é baixo o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
Até às 9h desta terça-feira (21), os acumulado estavam em cerca de 40 milímetros em diversas cidades da região. Bento Gonçalves (RS): 43,0 mm, Vacaria (RS): 38,6 mm, Dionísio Cerqueira (SC): 37,2 mm, Bom Jesus (RS): 37,2 mm e Xanxerê (SC): 37,0 mm.
Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta quarta-feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (23/08 a 25/08) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Com o avanço da frente fria sobre áreas da região Sul do Brasil, uma massa de ar polar também chega ao Rio Grande do Sul, principalmente. Essa condição não deve prejudicar culturas de inverno, segundo meteorologistas da Climatempo, no entanto, há preocupações com o milho plantado recentemente.
"Apesar deste frio mais intenso, o trigo não corre nenhum risco, já que as temperaturas não irão ficar negativas. Contudo, há uma preocupação com as lavouras de milho que estão sendo semeadas no noroeste e norte do Rio Grande do Sul", informa. O frio pode atrasar o crescimento das plantas.
Por outro lado, segundo a empresa meteorológica, as chuvas recentes elevaram os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno, assim como ao milho e, sobretudo, a continuidade dos trabalhos de plantio. O preparo do solo vem sendo atrapalhado em campos e várzeas de arroz.
Veja o mapa com a previsão de temperaturas mínimas para até 72 horas (23/08 a 25/08) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Enquanto o tempo permanece instável no Sul do Brasil, na maior na maior parte do país impera uma condição mais seca. "Em quase a totalidade das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e na Bahia, a semana irá continuar marcada pelo tempo seco e sem chuva", diz a Climatempo.
Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram que no período de 21 a 29 de agosto que chuvas devem ocorrer sobre o Sul. Já de 29 de agosto a 06 de setembro, menores volumes são esperados na região e uma condição mais seca predomina sobre o Brasil central
Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Ainda nesta quarta-feira, segundo o Inmet, também é prevista baixa umidade em áreas do Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins, além de chuvas intensas em localidades de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Trigo em Erechim (RS). Envio de Leandro Marostica
Pôr do sol na lavoura de trigo em Quatro Pontes (PR). Envio de Fábio Roweder
Plantio de milho safra 18/19 da Agricultura Colpani, Vista Gaúcha (RS). Envio de Deise Colpani
Eng. Agr. Cledison Conte e Eng. Agr. Vanessa Servian entrando nos finais da colheita de milho segunda safra em Naranjal-Paraguay. Envio do Eng. Agr. Cledison Conte
Colheita milho safrinha Cruzália (SP). Envio de Humberto Totti Netto.
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente peloWhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real