Tempo: Chuva de granizo atinge áreas de Minas Gerais e precipitações seguem sobre parte do Sudeste nesta 3ª feira
Uma chuva de granizo atingiu cidades de Minas Gerais nesta segunda-feira (06), como Belo Horizonte (MG) e Passos (MG), segundo o G1 regional. As fortes precipitações já diminuem sobre áreas mineiras nesta terça-feira (07), mas ainda continuam em alguns estados do Sudeste, como Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Segundo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva em áreas do Espírito Santo deve ficar entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 mm/dia durante o dia de hoje. Em quase todo o Rio de Janeiro as precipitações devem acumular volume parecido, mas serão acompanhadas de ventos intensos (40-60 Km/h).
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (08/08 a 10/08) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
O temporal acompanhado de granizo ontem em Belo Horizonte (MG) e Passos (MG) causou prejuízos pontuais na cidade, como queda de energia e danos em prédios. Até o momento, não há relatos de danos com a chuva em áreas produtoras. O tempo deve continuar nublado no estado hoje, mas diminui as chances de granizo. (Veja as imagens abaixo)
"Em Minas Gerais, o tempo seco ainda predomina no norte do estado, apesar do aumento da nebulosidade. Mas a região da Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata e o Vale do Rio Doce continuam com tempo instável, podendo ter chuva a qualquer hora do dia nesta terça-feira. Há risco de chuva moderada a forte", informa a Climatempo.
Segundo a empresa meteorológica, o sul de Minas pode ter chuva fraca e a temperatura continua baixa, com grande sensação de frio. O triângulo Mineiro tem um dia com períodos de sol, mas muita nebulosidade. Essa região mineira está em plena colheita da safra 2018/19 de café e condições mais secas favorecem o avanço dos trabalhos.
De acordo com Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, nesta quarta-feira (08), uma nova frente fria avança sem chuvas significativas para a região Sul, mas na retaguarda, uma massa de ar frio chega e deve avançar também para áreas do Sudeste e chuvas voltam à região, mas em menores volumes.
Até o dia 14, a chuva deve ficar concentrada na região Sudeste, mas os volumes diminuem bastante. Na segunda quinzena, o período mais seco volta a se fazer presente. Ainda segundo a meteorologista, há a tendência de uma condição mais úmida na região central do Brasil, com chuvas isoladas entre quarta e quinta-feira.
Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 3ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Serrana Capixaba, Metropolitana De Vitória, Litoral Sul Capixaba, Central Sul/Caparaó Capixaba, Rio Doce Capixaba, Centro-Oeste Capixaba, Nordeste Capixaba, Noroeste Capixaba
Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 3ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Costa Verde, Noroeste Fluminense, Baixadas Litorâneas, Metropolitana Do Rio De Janeiro, Norte Fluminense, Médio Paraíba, Centrossul Fluminense, Serrana Fluminense
Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Colheita do milho safrinha em Chapadão do céu (GO). Envio de Vade Bernaski
Gado na agropecuária Jacomina em Novo Cruz Alta (RS). Envio de Jorge Luiz Fredi
Fim de tarde em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real