Chuva deve atrapalhar colheita do café, diz Climatempo
A semana termina com tempo seco em quase todo território brasileiro. Apenas no extremo norte do país, há previsão de continuidade das pancadas de chuva. No entanto, com o avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, neste sábado (28), o tempo ficará instável e com previsão de chuva generalizada.
Aos poucos esse sistema avança sobre Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Com isso, o começo da próxima semana será marcado pelo retorno da chuva sobre as regiões norte do Paraná e em São Paulo. Os volumes não devem ser altos, mas já serão suficientes para quebrar a condição de tempo extremamente seco e com quebras em lavouras de inverno.
A chuva deve atrapalhar o pleno andamento da colheita do café, cana-de-açúcar e do milho, mas nada que ocasione perdas ou qualquer tipo de prejuízo, apenas devem ocorrer paralisações momentâneas, uma vez que o tempo nublado e chuvoso será de curta duração.
Em grande parte do Centro-Oeste, de Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará o tempo segue firme e sem previsão para chuva. Isso permitirá a continuidade, sem transtornos, da colheita do milho e do algodão, que seguem avançando em ritmo acelerado.
Queda de temperatura
Não há previsão de queda bruscas nas temperaturas após a passagem desta frente fria. O calor continuará acima da média para a época do ano, em que apenas durante a passagem da frente fria as temperaturas devem ficar um pouco mais baixas. Mas nada que traga qualquer preocupação aos produtores.