Tempo: Calor e falta de chuva tomam conta do Centro-Oeste brasileiro pelo menos até o final da semana
O tempo quente e seco predomina em diversas áreas centrais do Brasil, dentre elas o Centro-Oeste, onde as temperaturas máximas têm atingido recorde. O clima deve continuar adverso na região pelo menos até o final de semana, quando uma nova massa polar deve amenizar a situação, mas sem chuvas previstas.
"O predomínio do tempo ensolarado e seco sobre o Centro-Oeste do Brasil tem deixado as temperaturas extremamente altas no período da tarde. Sem a presença de ar polar, o forte calor é destaque esta semana, especialmente em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul", noticiou a Climatempo.
Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (20/07 a 22/07) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Durante a quarta-feira (18), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou as dez maiores temperaturas no Centro-Oeste. Todas estão no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e com máximas próximas de 35°C. No início da semana algumas cidades da região chegaram a atingir temperaturas próximas a 40°C.
No dia de ontem, Cuiabá (MT) registrou máxima de 35,6°C, Cotriguaçu (MT): 35,6°C, Apiacas (MT): 35,6°C, Poxoréu (MT): 35,5°C, Sonora (MS) 35,4°C, Coxim (MS): 35,0°C, Padre Ricardo Remetter (MT): 35,0°C, Matupá (MT): 35,0°C, Diamantino (MT): 34,9°C e Juara (MT): 34,8°C.
Segundo a Climatempo, uma nova massa polar deve chegar na região Centro-Oeste nos próximos dias e amenizar as temperaturas. A queda de temperatura é esperada a partir de sábado (21). Ainda assim, chuvas representativas não são previstas. Essa condição de seca ainda não preocupa produtores uma vez que a safra está finalizada.
Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 19 de julho até 04 de agosto:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
"A tendência é de que as áreas de instabilidade e a chuva desta frente fria fiquem bloqueadas sobre o Sul do Brasil, restando apenas o aumento da umidade para os ambos os estados, e principalmente no sábado", informa a empresa meteorológica. Apesar das altas temperaturas e chuvas escassas, essa época do ano costuma ser mais seca.
Outras áreas do Brasil central também apresentam condição parecida, como estados do Sudeste e de parte do Sul. O modelo Cosmo do Inmet e do Centro de Previsão do Clima (NCEP, na sigla em inglês) do NOAA não mostram chuvas representativas nos próximos dias e a tendência é de precipitações ainda bastante localizadas nos extremos do país.
Plantação de algodão em Sinop (MT). Envio de Bruna Zanin
Lavoura de café em São Pedro da União (MG) - Enviado por Fernando Barbosa
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real