Onda de frio terá manhã mais fria na quarta-feira, dia 6, alerta o Inmet. Cuiabá (MT) será atingida pela friagem
Uma nova onda de frio entrou pelo Sul do Brasil, derrubando as temperaturas e causando geadas em algumas localidades dos três estados da região. Ao longo dos próximos dias, o sistema avança para outros estados do país.
"O processo de formação de uma nova massa de ar de origem polar sobre o Sul do Brasil provocará condições de frio extremo nos três estados da região, com formação de geadas esse sistema avançará pelo Sudeste, parte do Centro-Oeste", disse o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Os modelos numéricos indicam que a massa de ar frio irá atuar pelo menos até o dia 07 ou 08 de junho.
"O amanhecer do 06 de junho de 2018, será de muito frio na Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Sul de Minas Gerais. Outro destaque é a intensificação dos ventos (ventos de rajada de 80 a 90 Km/h) no litoral das Regiões Sul e Sudeste do país, devido à influência de um ciclone extratropical que vai se formar sobre o Oceano Atlântico", informou instituto em nota.
Segundo Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, esse sistema não será tão forte como o último, mas novas geadas podem ocorrer. "A chance de geada na região Sul ocorre em quase todo o estado do Rio Grande do Sul já a partir deste domingo (03) e em Santa Catarina apenas no Planalto Norte. Enquanto que no Paraná essa condição fica restrita ao Sul do estado e apenas como uma possibilidade", disse a meteorologista em entrevista ao Notícias Agrícolas.
Conforme mostra o modelo Cosmo, o frio avançará pelo país nos próximos dias e atingirá os estados de Rondônia e do Acre. Nesses dois estados, podem ocorrer um fenômeno caracterizado como friagem no decorrer dos dias.
Geada neste domingo, informa a Climatempo
Mesmo o centro da massa polar que sobe do sul não passando pelo Brasil, a queda de temperatura será intensa e há previsão de geada de moderada a forte intensidade. A figura abaixo mostra a probabilidade de geada. A chance será grande de formação de geada nas Serras Gaúcha e Catarinense, nas áreas de Planalto desses dois estados e no sul do Paraná. Ao longo da semana ainda devemos ter geada no Sul. A temperatura também deve cair muito em São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro.
Ar polar entra em MT e temperatura cai muito em Cuiabá
Desde sábado se registra forte queda da temperatura no oeste e sul de Mato Grosso, inclusive sobre a região de Cuiabá, com a entrada do ar frio de origem polar que vem com a frente fria. O resfriamento será muito acentuado em toda a área entre a Bolívia, a Chapada dos Parecis, Cuiabá, o sul de Mato Grosso e a divisa com o sul de Rondônia. O restante do estado continua quente no fim de semana.
Mais frio neste domingo, que deve amanhecer nublado, com neblina e problema de má visibilidade em aeroportos e estradas do oeste e sul de Mato Grosso. Na segunda-feira, 3 de junho, há risco de nevoeiro (neblina) de manhã cedo no oeste e sul de Mato Grosso. O dia amanhece frio e a tarde será com maior temperatura em relação ao domingo, mas ainda não tem o calorão de mais de 30°C.
Na terça-feira, 5 de junho, um pouco mais de ar polar deve entrar sobre o estado e isto vai impedir uma grande elevação da temperatura, mesmo com a presença do sol na maior parte do dia. As áreas no centro-norte e leste do estado vão refrescar na semana que vem, mas não terão a sensação de frio como em Cuiabá e no oeste e sul de Mato Grosso.
Veja o mapa com a previsão de temperaturas mínimas para até 72 horas (01/06 a 04/06) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Veja o mapa com a previsão de precipitação para até 72 horas (02/06 a 04/06) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Área de trigo em Toledo (PR)
Sítio Nossa Senhora Aparecida em Caconde (SP)
Foto tirada em Costa Rica (MS). Envio de Paulo Henrique Pereira dos Santos
Colheita de milho safrinha em Sulina (PR). Envio de Cristiano Willenborg.
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real