Tempo: Chuvas fortes são previstas para o litoral Nordeste; precipitações retornam para áreas do Sul e Sudeste
O frio começa a perder forças no Centro-Sul do Brasil e instabilidades começam a ser vistas com mais força sobre a costa do Sudeste e de parte do Sul. Também há previsão de chuvas fortes durante o dia no litoral do Nordeste por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), segundo a Climatempo. O frio segue ainda em áreas da região Sul.
Meteorologistas da empresa apontam que nuvens carregadas devem influenciar nesta sexta-feira (25) a costa Norte do litoral do Nordeste e são esperados volumes altos de chuva entre o litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte. Em menor intensidade, precipitações também podem atingir áreas do Sul e Sudeste.
Veja o mapa com a previsão de precipitação para até 72 horas (26/05 a 28/05) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Segundo Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), uma frente fria chega com mais força no Centro-Sul a partir da próxima quarta-feira (30), mas apenas áreas do Sul terão bons volumes. Precipitações também podem ocorrer em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
"A princípio, os volumes previstos são bons, principalmente no Centro-Sul do Rio Grande do Sul, e à medida que o sistema avança, esses volumes devem se concentrar mais no Centro-Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Nas outras áreas da região, a expectativa é de volumes menores", explica Morgana.
Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 25 de maio até 02 de junho:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
O modelo americano também mostra a tendência de mais chuvas acumuladas sobre a região Sul do país no período de 24 de maio até 1º de junho. Depois, já no início de junho, as precipitações avançam sobre a faixa central do Brasil. No entanto, como essas previsões são mais estendidas, ainda podem haver mudanças.
O frio ainda deve continuar acentuado na região Sul, inclusive com possibilidade de geadas de fraca a moderada intensidade. Lavouras de milho, café e feijão foram atingidas nos últimos dias, mas as perdas foram pontuais. No milho, a preocupação é maior e o Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná já projeta queda na safra.
Veja o mapa das áreas com previsão de geada nesta 6ª feira em todo o Brasil:
Milho afetado pelo tempo frio e chuvoso na cidade de Engenheiro Beltrão (PR). Envio de Gilmar Cirilo de Assis
Milho afetado pelo vento e chuva em Peabiru (PR). Envio do técnico agrícola Gilmar
Frio na agropecuária Jacomina, em Cruz Alta (RS)
Plantio de aveia na Agropecuária Jacomina, em Passo Novo, Cruz Alta (RS)
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real