Tempo: Muita chuva prevista para o Sul do Brasil nesta 6ª; temperaturas caem no fim de semana e favorecem geadas
Imagem de satélite do Sul do Brasil nesta sexta-feira (18) - Fonte: Inmet
Outra grande frente fria, já prevista pelos meteorologistas nos últimos dias, chegou ao Sul do Brasil nas últimas horas, conforme mostram imagens de satélite. Essa condição traz instabilidades para o país e deve provocar muita chuva sobre toda a região nesta sexta-feira (18), inclusive com alerta de tempestades em áreas do Paraná.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para o perigo potencial das tempestades em áreas ao Norte do Paraná e nas proximidades da capital Curitiba (PR). Os acumulados diários podem chegar a até 50 milímetros com ventos intensos (40-60 Km/h) e há possibilidade de queda de granizo. Em diversas outras áreas da região Sul as chuvas serão intensas.
Toda essa condição renova as preocupações com a safrinha brasileira de milho e o café. Na última terça-feira (16), plantações de Santa Helena (PR) e Marechal Cândido Rondon (PR) foram fortemente atingidas, segundo imagens enviadas ao Notícias Agrícolas e publicadas em redes sociais com chuvas e ventos fortes. As perdas na região ainda não foram quantificadas, mas alguns produtores já acionaram seguro.
Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas e tempestades nesta 6ª feira:
Fonte: Inmet
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (19/05 a 21/05) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
A chegada dessa nova frente fria havia sido adiantada por Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, em entrevista ao Notícias Agrícolas na última quarta-feira. Além de favorecer as chuvas na região Sul, a frente vem acompanhada de uma massa de ar frio que deve provocar um declínio significativo das temperaturas pelo país. O frio já chegou em diversas cidades do Sul.
"O amanhecer do domingo (20/05) será de muito frio na Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, com formação de geada ampla no Sul do país. Nas demais áreas do Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte, o frio vai ganhando força no decorrer do domingo, apesar do predomínio de sol nestas áreas destaca-se que a tarde será fria", disse o Inmet em nota na última quinta-feira.
A onda de frio permanecerá sobre diversas áreas do país pelo menos até segunda-feira (21), segundo o Instituto, com condições para a formação de geada no Sul do país, além da Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira, em São Paulo e no Sul de Minas Gerais. Também não se descarta a possibilidade de formação de geada em áreas do Sul de Mato Grosso do Sul. Ventos fortes também devem ser registrados.
Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (17/05 a 19/05) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
De acordo com a Climatempo, essa será a frente fria mais forte de 2018, até agora, e a primeira realmente com características de outono-inverno a avançar para o centro da América do Sul. Além da possibilidade de geadas, a empresa meteorológica aponta ainda chance de nevar no Sul. "Há uma pequena possibilidade de nevar entre a noite do sábado, 19, e madrugada do domingo, 20 de maio, nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense", disse a empresa meteorológica em nota.
Leia mais:
» Forte frente fria deixa BR em alerta nos próximos dias
Milho sofrendo com estiagem em Primavera do Leste (MT). Envio de Jair Guariento
Plantio de cana de açúcar em Juazeiro (BA). Envio de Arielson Bezerra Débora Souza
Plantio de aveia na Agropecuária Jacomina, em Passo Novo, Cruz Alta (RS)
Safrinha de sorgo do produtor Jorge Augusto Mariano, de Joviânia (GO)
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real