Tempo: Chuvas no Sul seguem restritas ao RS e novas tempestades atingem o estado nesta 2ª feira
Precipitações foram registradas no final de semana no Sul do país. No entanto, segundo mostram mapas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas ficaram mais localizadas sobre a faixa Sul do Rio Grande do Sul e devem continuar nas próximas horas, já que há alerta de tempestades no estado.
O Inmet prevê para a faixa Sul do estado, divisa com o Uruguai, chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (24/04 a 26/04) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
As chuvas que chegaram ao Rio Grande do Sul amenizaram em parte as preocupações dos produtores com culturas da segunda safra. No entanto, as precipitações foram bastante isoladas e não chegaram até várias outras localidades da região que também enfrentam seca. A colheita da última safra está praticamente encerrada.
"A 2ª safra do milho pode ser diretamente impactada pelo tempo mais seco, uma vez que tem muitas lavouras entrando em fase de pendoamento – fase extremamente crítica ao déficit hídrico", noticiou a Climatempo em referência às áreas de milho safrinha no Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Não há previsão de chuva volumosa nessas regiões nos próximos dez dias.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas no final da semana passada, o mês de maio deve ser mais favorável para os outros estados da região Sul, já que uma nova frente fria deve avançar sobre Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul favorecendo mais chuvas que podem ajudar a manter a umidade de solo e beneficiar segunda safra.
Veja o mapa das áreas com previsão de tempestade nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Litoral Gaúcho
Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Planalto Médio, Missões
Veja o mapa com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Ainda nesta segunda-feira, são esperados altos acumulados sobre Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real