Tempo: Após seca, chuvas voltam ao Sul do Brasil e Rio Grande do Sul tem alerta de tempestade nesta 6ª feira
Após dias de estabilidade em quase toda a região Sul do país, chuvas voltaram ao Sul a partir desta sexta-feira (20) com influência de uma área de baixa pressão localizada no Sul do continente e ventos úmidos que chegam do Noroeste. O Rio Grande do Sul tem alerta de tempestade, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Em aviso, o órgão de meteorologia informa que há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo no Rio Grande do Sul. No entanto, é baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Essa condição deve amenizar em parte as preocupações dos produtores com culturas da segunda safra. A seca dos últimos dias no Sul, no entanto, contribuiu para os trabalhos de finalização da colheita sem prejuízos. Fotos enviadas ao Notícias Agrícolas mostram a conclusão dos trabalhos em diversas áreas.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (21/04 a 23/04) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
"Há previsão de pancadas de chuva e raios para tarde e noite da sexta-feira, 20, sobre o Centro, Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, no Oeste de Santa Catarina e do Paraná. A chuva que ocorrer será com curta duração, mas pode cair com moderada intensidade em alguns locais", noticiou a Climatempo.
No sábado (21), as pancadas seguem em todo o Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e do Paraná. No domingo, só há previsão de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Segundo o modelo Cosmo do Inmet, já no início da próxima semana instabilidades se afastam da região.
Ainda segundo a empresa meteorológica, as temperaturas no Sul terão elevação nos próximos dias, mesmo com a passagem de uma frente fria pelo litoral. "O ar polar que vem com esta frente fria é fraco e se afasta rapidamente, sem ter grande influência no Sul do Brasil", informou. Temperaturas acima dos 30°C são esperadas no fim de semana.
Veja o mapa com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Ainda neste fim de semana são esperados altos acumulados de chuvas sobre Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Também estão previstas chuvas intensas o Mato Grosso do Sul.
Colheita de soja em Grajaú (MA). Envio de Guilherme Lamb
Itambé (PR). Envio de Valdir Fries
Arco-íris na Fazenda Fortaleza em Brejinho de Nazaré (TO). Envio de Brasílio Rufoni
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real