Tempo: Frente fria chega ao Sul do Brasil e causa tempestades sobre o RS nesta 5ª feira
A frente fria prevista ontem pelos principais institutos meteorológicos já chegou ao Sul do Brasil nesta quinta-feira (12) e já deve causar tempestades em áreas do Rio Grande do Sul durante todo o dia, segundo alerta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Nos próximos dias, as instabilidades avançam para outros estados da região.
Segundo o instituto, são esperadas em áreas do Rio Grande do Sul chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm no dia e as precipitações podem vir acompanhadas de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Podem ocorrer corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (13/04 a 15/04) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
O modelo Cosmo do Inmet mostra que as tempestades previstas para o Rio Grande do Sul não devem durar muito tempo e avançam para os outros estados da região já neste final de semana. Essa condição pode prejudicar pontualmente os trabalhos de colheita da primeira safra no campo, mas também fica a preocupação com o granizo.
De acordo com dados do Deral (Departamento de Economia Rural), a colheita da soja no Paraná estava em 91% até segunda-feira (09). Enquanto que a colheita da 1ª safra de milho totalizava 73% e o plantio da 2ª safra estava finalizado e em desenvolvimento. O Paraná é o segundo maior produtor de soja do país, mas também há produção representativa nos outros estados da região.
Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 5ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho
Em entrevista nesta semana ao Notícias Agrícolas, Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou que a frente fria chega acompanhada de um sistema de alta pressão que deve derrubar as temperaturas e incidir também sobre o Mato Grosso do Sul, a região Sudeste e a parte Sul do Centro-Oeste entre o final de semana e o início da próxima semana.
As chuvas também seguem no Centro-Norte do país, principalmente, por conta da influencia da Zona de Convergência Intertropical. Ainda nesta quinta-feira, o Inmet alerta para a possibilidade de altos acumulados de chuva e potenciais perigos em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Veja o mapa com a precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos cinco dias:
Fonte: Inmet
Plantio de soja na Agropecuária Jacomina, em Cruz Alta (RS). Envio de Jorge Luiz Fredi
Colheita da soja em Coronel Barros (RS) na propriedade de Caio Hermann
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real