Precipitações favorecem 2ª safra no Centro-Oeste
Nos últimos sete dias a chuva persistiu sobre o Centro-Oeste por conta da atuação de ventos em altitude que giram no sentido anti-horário e espalham a umidade da Amazônia pelo interior do país, conhecidos como Alta da Bolívia. A precipitação favoreceu a manutenção da umidade do solo que mantém um índice de 80% a 100% na maior parte da região.
Segundo os meteorologistas da Somar Meteorologia, o tempo instável ainda persiste sobre o Centro-Oeste durante esta quarta-feira (04) e também no decorrer dos próximos dias. As pancadas de chuva ocorrem de forma generalizada e com altos volumes, principalmente entre os estados de Mato Grosso e Goiás. As nuvens mais carregadas são favorecidas pela passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste que canaliza o calor e a umidade da Amazônia em direção ao interior brasileiro.
Apenas no Mato Grosso do Sul é que uma área de alta pressão atmosférica favorece o avanço de uma massa de ar seco que vem do sul do país e inibe a formação de nuvens de chuva sobre o estado.
Veja a notícia na íntegra no site do Jornal do Tempo