Tempo: Com altas temperaturas e sem chuvas, RS tem danos em lavouras da safra de verão
As chuvas sobre a região Sul do Brasil têm sido escassas nos últimos dias e o calor aumentou bastante. No entanto, segundo a Climatempo, instabilidades devem voltar para todos os estados durante o Carnaval com duas frentes frias. Essas condições adversas recentes já têm prejudicado o desenvolvimento das lavouras da primeira safra (Veja imagens abaixo).
Segundo dados levantados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), das dez cidades com valores extremos de temperatura máxima ontem (8), nove municípios são do Rio Grande do Sul, um dos maiores estados produtores de grãos do Brasil. Várias cidades no sul do RS iniciaram o ano em situação de emergência por causa da estiagem.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (10/02 a 12/02) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Veja imagens das lavouras de soja afetadas pela seca em Canguçu (RS):
Veja imagens das lavouras de soja afetadas pela seca em Bagé (RS):
Na quinta-feira (8), segundo o Inmet, a cidade de Rio Pardo (RS) teve máxima de 36°C, Campo Bom (RS) registrou 35,9°C, já Quarai (RS) e Bagé (RS) anotaram 35,8°C, São Luiz Gonzaga (RS) teve máxima de 35,5°C. Teutonia (RS), Uruguaiana (RS) e Alegrete (RS) registraram 35,4°C, enquanto São Gabriel (RS) teve 35,1°C e Diamante do Norte registrou 35,1°C. Algumas cidades já têm temperatura acima da média histórica em fevereiro.
De acordo com a Climatempo, as chuvas que ocorreram recentemente na região Sul foram isoladas, mas a previsão para os próximos dias é de um cenário melhor. "Durante o carnaval, o tempo vai ficar bastante instável sobre a Região Sul. As pancadas de chuva serão frequentes e pode ser fortes nos três estados. Há previsão de chuva forte também para o Rio Grande do Sul. Confira a previsão para o Sul do Brasil", disse a empresa.
"Nos próximos dias, duas frentes frias avançam pelo litoral da Região Sul e vão ajudar a formar a nuvens carregadas que vão provocar chuva forte nos três estados. A primeira frente fria chega ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e a segunda no domingo. Além disso, a queda da pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina vai colaborar para a formação das áreas de instabilidade", destaca a Climatempo.
Veja o mapa de disponibilidade de água no solo para todo o Brasil:
Veja o mapa com a previsão de temperatura máxima para até 72 horas (09/02 a 12/02) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real