Semana na região agrícola da Argentina deve ser de poucas chuvas e temperaturas até 40°C
Os cultivos em Córdoba e em grande parte das regiões mais produtivas da Argentina pedem por chuvas, mas as perspectivas climáticas difundidas pelo Instituto de Clima e Água do país e pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires não trazem boas notícias a respeito desse tema.
Durante os próximos dias, não são esperadas chuvas significativas sobre a maior parte da província, com a presença de bastante insolação e um aumento das temperaturas. Desde o domingo (4) até a próxima terça (6), as temperaturas devem ser altas, com ambiente quente e úmido, podendo alcançar os 40°C em alguns locais. Até a quarta-feira, se espera tempo instável com alguns volumes isolados.
A Bolsa de Buenos Aires também projeta "amplos focos com valores superiores a 40°C na região agrícola argentina", com chuvas provenientes de uma massa de ar quente que, de todos os modos, seriam escassas.
Clima "tropical"
Como aponta a Bolsa, os ventos do trópico devem estar presentes até a próxima quarta (7), produzindo temperaturas máximas elevadas na maior parte da área agrícola, com registros superiores a 35°C e focos com valores superiores a 40°C na porção central.
Paralelamente, serão produzidas chuvas provenientes de uma massa de ar quente em variadas intensidades, com seus maiores volumes sobre o norte e o oeste da área agrícola, enquanto a maior parte de sua extensão receberá chuvas escassas.
Pontualmente, todo o norte e o sudoeste do Noroeste Argentino, o oeste do Cuyo (San Juan, San Luis e Mendoza), o oeste do Paraguai e o noroeste da região do Chaco receberão chuvas abundantes a muito abundantes (entre 10 a 75mm), com vários focos de tempestades severas que serão localizados no norte do Noroeste Argentino, este que pode receber mais de 100mm. O centro-oeste da região dos Pampas observará chuvas moderadas, de 10mm a 25mm. O sul do Chaco, a maior parte de Santiago del Estero, a maior parte de Santa Fe, o norte de Córdoba e o centro do Cuyo devem ficar com chuvas menores do que 10mm.
Tradução: Izadora Pimenta