Clima: Alerta de tempestades, com acumulados de até 100 mm/dia e ventos intensos, em SC e RS nesta 4ª
Instabilidades seguem nesta quarta-feira (24) sobre a região Sul do Brasil. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), podem ocorrer tempestades, com ventos intensos e acumulados de até 100 milímetros, durante todo o dia na maior parte de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estragos em plantações não estão descartados.
O aviso do Inmet aponta várias áreas, inclusive produtoras, e vale para até às 22h desta quarta. (Veja as regiões abaixo) "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse o Instituto.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (25/01 a 27/01) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 4ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense
A Climatempo informa que os temporais nesta quarta se formam com a chegada de uma nova frente fria à região. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, instabilidades podem ser vistas sobre o Sul pelo menos até o final de semana.
Veja o satélite para todo o Brasil nesta 4ª feira:
Fonte: Inmet
Apesar das chuvas intensas nos últimos dias na região Sul, nos próximos três meses, os acumulados em toda a região serão menores do que a média para o período, de acordo com previsão do Inmet. Dessa forma, as lavouras da região que costumam ser colhidas mais tarde do que no restante do país, podem ter problemas justamente no período de enchimento de grãos.
De acordo com Expedito Rebello, coordenador-geral de Meteorologia do Inmet, essa condição para os próximos meses confirma a tendência relacionada a ocorrência do La Niña. Em sua forma mais clássica, o fenômeno favorece justamente menores volumes de chuvas no Sul do Brasil. Enquanto que na maior parte da região Norte e Nordeste, as chances são de precipitações acima da média e no Centro-Oeste e Sudeste todo tipo evento pode ocorrer, já que estão bem na área central do país.
Chuva forte causa estragos em Alfredo Wagner (SC) - Foto: Reprodução/Twitter
Chuva forte causa estragos em Alfredo Wagner (SC) - Foto: Reprodução/Twitter
Chuva forte causa estragos em Alfredo Wagner (SC) - Foto: Reprodução/Twitter
Chuvas chegando durante aplicação de fungicida em Cafelândia (PR). Envio de Álvaro Busetti
Chuva em Balsas (MA) na Fazenda Morro da Alegria
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real