Clima: Inmet alerta para previsão de chuvas intensas nesta 3ª e 4ª feira em áreas de Minas Gerais e Bahia

Publicado em 12/12/2017 10:45

As chuvas seguem pela faixa Centro-Norte do país. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que podem ocorrer chuvas intensas nesta terça-feira (12) e na quarta (13) em áreas do Norte de Minas Gerais, Sul e Sudoeste da Bahia e Piauí. As precipitações diárias podem chegar a até 50 mm acumulados, além de ventos intensos.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (13/12 a 15/12) para todo o Brasil:


Fonte: Inmet

"Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", comunica o instituto em relação ao estado da Bahia. Em Minas, as condições serão parecidas, mas também há previsão de ventos intensos, de 40 a 60 km/h. (Veja abaixo as áreas que podem ser afetadas)

Veja o mapa das áreas com chuvas intensas nesta 3ª e 4ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Vale Do Mucuri, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Norte Mineiro, Noroeste Mineiro

Veja o mapa das áreas com alto acumulado de chuva nesta 3ª e 4ª feira:


Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Vale Do Mucuri, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Norte Mineiro, Noroeste Mineiro

De acordo com informações da Climatempo, já tem chovido bastante na Bahia desde o fim de semana. Em 24 horas, nos dias 10 e 11 de dezembro, choveu quase 100 milímetros em algumas cidades. Itamaraju (BA) registrou o maior volume com 81,4 mm, segundo dados do Inmet. No mesmo período, choveu 62 mm em Conde (BA), 42,4 mm em Cruz das Almas (BA), 35,1 mm em Alagoinhas (BA) e 32 mm em Porto Seguro (BA).


Fonte: Climatempo

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, destacou que essas instabilidades na faixa Centro-Norte do país são causadas por uma Zona de Convergência, que formou um corredor de umidade por diversas regiões. O clima deve continuar bastante instável nos próximos dias.

Veja mais:
» Corredor de umidade deixa clima bastante instável em toda a faixa Central do Brasil no decorrer desta semana

Nos últimos dias, precipitações fortes também atingiram diversas cidades da região da Zona da Mata de Minas Gerais, inclusive, com grande enchente na cidade de Rio Casca (MG). De acordo com informações do site G1 regional, quatro pessoas estão desaparecidas e moradoras da cidade ainda contabilizam os prejuízos após cinco dias. Um produtor de suínos do município, por exemplo, perdeu cerca de 350 matrizes.

Sobe nível do Rio São Francisco

Com as chuvas recentes em praticamente toda a faixa central do país, o nível do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa (BA), subiu cerca de 3 metros somente neste mês de dezembro após meses sem chuvas, conforme medições feitas por funcionários da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). As informações são do site regional Notícias da Lapa.


Nível do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa (BA), em julho deste ano - Foto: Notícias da Lapa

  
​Nível do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa (BA), nos últimos dias - Foto: Reprodução/Redes Sociais


YouTube: Reprodução/Redes Sociais

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined