Clima: Próximos dias ainda serão de muita chuva em MG, GO, MT e DF; acumulados diários de até 100 mm

Publicado em 08/12/2017 09:49

A semana se encerra com muitas chuvas sobre Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a possibilidade de acumulados diários de até 100 milímetros em áreas de Goiás nesta sexta-feira (8). As precipitações são causadas por uma área de baixa pressão, que intensifica instabilidades por quase toda a região central do Brasil.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (09/12 a 11/12) para todo o Brasil:


Fonte: Inmet

Além do estado de Minas Gerais, que tem registrado acumulados diários que já superam a média do mês em diversas cidades, instabilidades continuam sobre a região Centro-Oeste, importante produtora de grãos no país. Inclusive há alerta para os estados de Mato Grosso e Goiás, com altos acumulados de até 100 mm, ventos intensos e risco de alagamentos, segundo o Inmet.

Em Mato Grosso do Sul, as previsões apontam que a chuva deve diminuir, porém, a Climatempo destaca que não estão descartadas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade a tarde e à noite com raios, inclusive em Campo Grande (MS). No final de semana, a chuva diminui no estado, mas os outros estados da região e DF ainda podem ter pancadas de chuva forte.

Os produtores devem estar atentos com as previsões específicas para suas regiões. No entanto, essas condições, no geral, devem garantir maior umidade no solo e avanço nos trabalhos de plantio da safra 2017/18 além do desenvolvimento das lavouras já semeadas.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho