Clima: Mais chuvas são previstas para os próximos dias nos estados de Mato Grosso e Goiás
Os últimos dias têm sido de chuvas frequentes em Mato Grosso e Goiás, dois dos principais estados produtores de grãos do Brasil. Segundo previsões da Climatempo, as precipitações devem continuar nos próximos dias, ainda que sejam isoladas em algumas áreas. Essa condição está associada com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que intensifica instabilidades.
"Esse tempo mais fechado e chuvoso deverá se manter ao longo dos próximos dias sobre grande parte da região Centro-Norte do Brasil. Assim, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras", destacou a Climatempo em informativo. O plantio da safra 2017/18 de grãos está ocorrendo no Sul e Centro-Oeste do país.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (24/11 a 26/11) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
As chuvas devem permanecer por quase todo o Centro-Oeste do país pelo menos até a semana que vem, segundo previsões da Climatempo. Fortes pancadas já foram registradas nas últimas horas na região. (Veja o mapa abaixo) Em Alta Floresta (MT), choveu 93,0 milímetros em apenas 3 horas, entre 15h e 19h (Brasília) de quarta-feira (22), dos quais 77,6 foram acumulados em apenas 2 horas.
Em Sorriso (MT), uma das principais cidades produtoras de soja do país, o volume observado no dia de ontem foi ainda maior. Chegou a cerca de 125 mm, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Metade desse número foi registrado em apenas uma hora de chuva. Os produtores devem estar atentos nas previsões específicas para suas lavouras.
Veja o mapa de precipitação acumulada na quarta-feira (22) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Mesmo com a possibilidade de precipitações em diversas áreas do Centro-Oeste do país, o calor deve continuar a ser registrado, com temperaturas que podem se aproximar dos 30°C em Goiás e Distrito Federal e de até 35ºC no Oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. (Veja o mapa abaixo) As informações são da Somar meteorologia.
Veja o mapa com a previsão de temperaturas máximas para até 72 horas (24/11 a 26/11) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real