Clima: Previsão é de chuva em boa parte do Brasil nesta segunda (20) com canal de umidade que atravessa o país
As chuvas devem continuar sendo registradas neste início de semana por quase todo o Brasil central, após bons volumes vistos no fim de semana, e com alerta de temporais no Norte e Centro-Oeste e de chuvas volumosas em áreas do litoral do Rio de Janeiro, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Essas chuvas são causadas por conta da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um canal de umidade que vai do Norte ao Sudeste e reforça instabilidades.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 78 horas (21/11 a 23/11) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
"Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. Acompanhe com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo", informou o CPTEC/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) em nota.
Os produtores devem estar atentos nas previsões específicas para suas lavouras. O plantio da safra 2017/18 de grãos segue ocorrendo e as lavouras de café e cana estão em beneficiamento para colheita no próximo ano.
Veja o mapa das áreas com área de ocorrência de aviso meteorológico:
Fonte: CPTEC/Inpe
Além do Brasil central, instabilidades também são vistas em parte do Norte e Centro-Oeste, com possibilidade de temporais nesta segunda. Chuvas volumosas também estão previstas para o Sudeste, principalmente região serrana do Rio de Janeiro e divisa com Minas Gerais, segundo alerta emitido pelo Inmet. As chuvas podem chegar a até 100 milímetros no dia nessas regiões.
Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Veja o mapa com a precipitação acumulada nos últimos 5 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real