Clima: Inmet alerta para altos acumulados de chuva nesta 3ª feira na BA e partes do PI, PA, MA e AM
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para acumulados de chuva com perigo potencial nesta terça-feira em todo o estado da Bahia, com acumulados diários de até 100 mm, e partes do Maranhão, Piauí, Pará e Amazonas, com chuva de até 50 mm/dia. (veja as áreas abaixo) Essa condição dá continuidade às instabilidades vistas na região do Matopiba nos últimos dias causadas por um canal de umidade.
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que, apesar dos bons volumes, essas chuvas são bem-vindas para agricultura da região. Apenas para a Bahia há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco, segundo instituto nacional.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (15/11 a 17/11) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Veja o mapa das áreas com previsão de acumulado de chuva nesta 3ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Oeste Baiano, Recôncavo Baiano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano
Veja o mapa das áreas com previsão de acumulado de chuva nesta 3ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Sudeste Paraense, Sudoeste Paraense, Oeste Maranhense, Leste Maranhense, Sul Maranhense, Centro Maranhense
Veja o mapa das áreas com previsão de acumulado de chuva nesta 3ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Sudeste Piauiense, Sudoeste Piauiense
Veja vídeos das chuvas nos últimos dias na Bahia:
Até a próxima quinta-feira, grande parte do Sudeste e do Sul do país não devem receber chuvas. Depois, as pancadas de chuva devem começar a ocorrer principalmente no extremo-sul do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do norte de São Paulo. A partir do dia 20 de novembro, as chuvas terão uma melhor distribuição.
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real