Ceará é um dos estados mais afetados por clima

Publicado em 20/10/2017 14:01

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) analisou impactos dos desastres naturais, como seca e inundações, no crescimento econômico do Estado. O trabalho do analista de políticas públicas do órgão, Víctor Hugo de Oliveira, tem por objetivo fornecer evidências sobre as principais consequências de longo período de estiagem ou ocorrência de cheias na economia regional.

O Ceará, aponta o estudo, é um dos estados mais afetados por eventos climáticos extremos no País. Como cerca de 87% do território cearense estão dentro do Semiárido nordestino, com precipitação anual abaixo de 800 milímetros, apresenta risco elevado de aridez e de seca de pelo menos 60%. Além desses fatores geográcos, é um dos Estados mais pobres e que exibe alta vulnerabilidade social.

Segundo Victor Hugo, os desastres naturais possuem efeitos devastadores para o desenvolvimento humano e econômico. Entre 1995 e 2014, quase metade do total de perdas por eventos climáticos extremos ocorreram no Nordeste brasileiro.

Veja a notícia na íntegra no site do Diário do Nordeste

Fonte: Diário do Nordeste

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram