Clima: Chuvas fortes voltam ao Sul do Brasil e há chances de granizo no RS nesta 4ª
Voltou a chover forte no Sul do Brasil. De acordo mapas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), precipitações de até 50 milímetros devem ser registradas nas próximas 72 horas em todos os estados da região. Com isso, as atividades de plantio e colheita de grãos e de outras culturas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem ser comprometidas. No decorrer dos dias, esse sistema avança para a área central do Brasil.
Nos últimos dias, agricultores do Rio Grande do Sul tiveram suas produções de milho, trigo e soja afetadas por conta das chuvas de granizo e ventos fortes. O instituto de meteorologia brasileiro alerta que há chances de novas perdas com adversidades climáticas no estado nesta quarta, mas agora nas áreas de divisa com o Uruguai. O aviso vale para até às 11h.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (19/10 a 21/10) para o todo do Brasil:
Fonte: Inmet
"Chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm por dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse o Inmet em nota. As áreas afetadas serão: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Missões e Litoral Gaúcho.
Enquanto chove forte no Sul do país, no Centro-Oeste produtores ainda aguardam pela estabilização das precipitações. "O atraso no plantio é a grande preocupação do momento, pois pode impactar na perda da janela ideal para o plantio da segunda safra. Isso é preocupante porque o milho é importante na composição da rentabilidade da propriedade", disse Endrigo Dalcin, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), ao site Só Notícias.
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real