Furacão Irma devasta ilhas do Caribe e deixa ao menos nove mortos
O furacão Irma, um dos mais fortes já registrados no oceano Atlântico, chegou nesta quarta-feira (6) ao mar do Caribe, com ventos de até 295 km/h, deixando ao menos nove mortos em ilhas ao leste da região. Após passar pelo norte de Porto Rico, Estado livre associado dos EUA, o furacão avança sobre República Dominicana na manhã desta quinta-feira (7). O Haiti, Cuba e o Estado americano da Flórida também devem ser atingidos.
O fenômeno devastou as ilhas de Barbuda, St. Barts e St. Martin. Pelo menos seis pessoas morreram na parte francesa de St. Martin, informou Eric Maire, prefeito do território ultramarino vizinho de Guadalupe. Maire afirma que 95% das construções em St. Martin foram destruídas. A situação é similar em Barbuda, ilha com 1.800 habitantes, em que uma criança de dois anos morreu e quase todos os imóveis não ficaram de pé.
O embaixador holandês na ONU, Karel van Oosterom, disse que as ilhas de Saba, Sint Eustatius e a parte de St. Martin pertencente ao país sofreram danos significativos. Segundo o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, o aeroporto e o porto de St. Martin foram destruídos e o país está, neste momento, inacessível.